Ultimas Notícias

Acompanhe as ultimas notícias do Ministério

SEIS participa das atividades comemorativas do Dia Internacional do Idoso em São Lourenço dos Órgãos

A Secretária de Estado da Inclusão Social, Lídia Lima, participou neste sábado, 1 de outubro, nas atividades comemorativas do Dia Internacional do Idoso, promovida pela Associação “Sima Júlia” e a Câmara Municipal de São Lourenço dos Órgãos.

O evento teve lugar no Mercado Municipal dos Órgãos, tendo como tema “A Resiliência e Contribuições das Mulheres Idosas, que serve como uma marca e um lembrete do papel significativo das mulheres mais velhas na travessia dos desafios globais e contribuindo para suas soluções com resiliência e força.

De acordo com Lídia Lima, trata-se de um dia que exige uma reflexão sobre como as sociedades têm estado a tratar os idosos e como estão a encarar os desafios do envelhecimento da população mundial.

Neste sentido, segundo diz, o Governo de Cabo Verde tem estado a contribuir para a garantia e defesa dos direitos dos idosos cabo-verdianos.

“É um Governo que aumentou o valor da pensão social de cinco para seis mil escudos, e também aumentou o plafond para a aquisição dos medicamentos nas farmácias do Estado, de 2500 para 3750 escudos", destaca a Secretária de Estado.

Por outro lado, Lídia Lima assegura que o Governo regulamentou as condições de funcionamento dos Lares e Centros de Dia em Cabo Verde. “Hoje, os Lares e os Centros devem respeitar algumas condições para que os idosos estejam a viver nesses espaços com alguma dignidade", admite a SEIS.

A Governante destacou também o Plano Nacional de Cuidados que consiste na formação de Cuidadores para melhorar a prestação de serviços de cuidados aos idosos. “São já centenas de Cuidadores formados e muitos deles contratados para trabalhar junto das Câmaras Municipais a prestarem os serviços aos nossos idosos”, afirma.

De realçar que o Ministério da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, promoveu de 26 de setembro à 1 de outubro a “Semana da Pessoa Idosa”, em formato de participação conjunta e descentralizada com as Câmaras Municipais e ONGS, sob o lema “A proteção social da pessoa idosa: envelhecer com dignidade”. As atividades e culminaram com o ato central na Cidade da Praia, em que foi realizada uma Conferência Nacional sob o lema “Proteção da Pessoa Idosa: Envelhecer com Dignidade” no Palácio do Governo.