O Ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, acompanhado da Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social de Portugal, Ana Mendes Godinho, que se encontra em missão de serviço em Cabo Verde, visitaram hoje, 23 de janeiro, às estruturas de apoio de atividades geradoras de rendimento no Município de São Lourenço dos Órgãos, ilha de Santiago.
O projeto é implementado pela SOLMI - Associação de Apoio às Iniciativas de Auto-Promoção no âmbito do Programa de Cooperação entre o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social de Portugal e o Ministério da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social de Cabo Verde.
No entender de Fernando Elísio Freire, os projetos com impacto na vida das pessoas demonstram que o Governo está num caminho correto de incluir todos e aproveitar todas as competências do nosso país.
“Todas as possibilidades de cooperação com Portugal nessa área de atividades geradoras de rendimento, reabilitação de habitação, construção de cisternas, tudo isso muda a qualidade e condição de vida das pessoas”, afirmou o Ministro.
Fernando Elísio Freire garante, ainda, que com estes projetos Cabo Verde e Portugal têm uma cooperação que é forte, que une as pessoas, une os países e que, também, impacta na vida das pessoas. “É isso que o Governo está a assinalar e a mostrar. Temos que continuar, porque nesta estratégia de eliminar a pobreza extrema todos os projetos, os parceiros e os recursos são importantes”, assegurou o Governante.
Da agenda da Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social de Portugal com o Ministério da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social consta, igualmente, uma visita ao ICCA - Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente acompanhada da Secretária de Estado da Inclusão Social, Lídia Lima.