Ultimas Notícias

Acompanhe as ultimas notícias do Ministério

"Queremos é que haja no futuro cada vez menos pessoas e famílias com necessidade de Rendimento Social de Inclusão" - Fernando Elísio Freire

O Ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, fez esta afirmação durante um encontro que manteve hoje, 24 de abril, com uma equipa do Banco Mundial que se encontra em Cabo Verde para avaliação dos Projetos Inclusão Social e Capital Humano financiados pela referida Instituição.

Na sequência, Fernando Elísio Freire admitiu que o objetivo do Governo é que o Rendimento Social de Inclusão - RSI, seja um caminho para a ascensão social das famílias. Para isso, uma das medidas foi a criação do Fundo MAIS, que está diretamente ligado à dinâmica do Turismo.

"É um aumento de 50 cêntimos de euro por cada turista que entra em Cabo Verde no período em que a lei permite a cobrança que são 10 dias. Nós temos previsto para o ano 2023 um valor a rondar os 139 mil contos, mas que poderá ser ultrapassado, tendo em conta a dinâmica que o Fundo já tem", explicou.

O Ministro lembrou que o objetivo do Projeto é incluir pela produção e pelo trabalho, bem como, apoiar e assistir os dependentes. Adiantou ainda que a transferência direta sem qualquer tipo de contrapartida é só para os dependentes, nomeadamente, idosos, pessoas com deficiência e crianças.

"Temos a Pensão Social Mínima, que fizemos um aumento agora de mais de 3 mil novos beneficiários e, também, reforçamos a política de cuidados. Temos o objetivo de eliminarmos a pobreza extrema, focando exatamente sobre essas pessoas e famílias. Sabemos quem são, onde estão, como vivem e, por isso, vamos focar toda a nossa ação", assegurou o Governante.

Fernando Elísio Freire reafirmou que a meta é tentar abranger cerca de cinco mil famílias com Rendimento Social de Inclusão e que, por isso, focalizar as políticas é a única forma de se ter sucesso.

"Neste aspeto o Cadastro Social Único é muito importante. Temos de utilizar sempre o Cadastro, explicar bem as regras e fazer a monotorização", afirmou Fernando Elísio Freire, demonstrando total abertura do Governo em continuar a trabalhar de forma articulada com o Banco Mundial no cumprimento dos objetivos.