O Ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, fez esta afirmação ao fazer um balanço da reunião dos Ministros e Peritos responsáveis das questões do Género dos Estados-membros da CEDEAO para a Validação do Plano Estratégico 2023-2027, do Centro da CEDEAO para o Desenvolvimento do Género – CCDG, que aconteceu em Acra, Gana.
Fernando Elísio Freire aponta que foi extremamente importante Cabo Verde vincar mais uma vez que a questão da igualdade de género é uma questão de direitos humanos. Cabo Verde vincou também que há-que respeitar a liberdade individual de cada cidadão, principalmente na questão da VBG.
“A comunidade da CEDEAO tem que dar mais um passo em frente na questão das liberdades. O Plano Estratégico vai ao encontro daquilo que defendemos e, por isso, apoiamos, mas creio que estamos em condições de reforçar mais a participação política das mulheres e promover ainda mais a igualdade de género”, avisa o Ministro.
De acordo com o Governante, Cabo Verde está a reforçar a sua presença na Região e em termos práticos há um alinhamento de políticas. Isso é muito importante para Cabo Verde, porque permitirá o nosso país ter uma voz junto mesmo aos principais parceiros.
“A reunião decorreu extremamente bem. Todos os pontos que Cabo Verde tinha na agenda foram introduzidos e por isso estou bastante satisfeito em nome do Governo de Cabo Verde. O maior ganho é que agora temos uma voz única sobre a questão da Igualdade de género”, assegura o Ministro.
Por outro lado, Fernando Elísio Freire adianta que o Plano Estratégico permite também que haja uma maior atenção a especificidade de Cabo Verde, por ser um país arquipelágico e que em determinados aspetos da Legislação está muito avançado em relação aos outros países membros da CEDEAO.