O Ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, recebeu em visita de cortesia, hoje, 13 de outubro, a Diretora Regional Adjunta do Programa Alimentar Mundial, Dra. Evelyn Etti, que se encontra em Cabo Verde até 14 de outubro, no quadro da entrega do donativo de alimentos da CEDEAO ao Governo de Cabo Verde com o apoio do PAM.
Durante a reunião, que contou com a presença da Coordenadora Residente do Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde, Dra. Patrícia Portela, entre outros assuntos, os dois responsáveis falaram sobre o sistema de cantinas escolares, “que está a funcionar muito bem”, e discutiram de que forma se pode alargar o programa para que se possa ter um sistema que efetivamente seja inclusivo.
“Temos um programa integrado. Cabo Verde, neste momento, não é um país emergencial em termos de ajuda alimentar. Temos uma percentagem da população muito baixa com insegurança alimentar, mas é a nossa obrigação trabalhar para que possam ter acesso à alimentos em condições que lhes permitam estar incluídos”, afirma o Ministro.
De acordo com Fernando Elísio Freire, é neste quadro que o Governo está a fazer este trabalho para que tudo aquilo que tem a ver com a estratégia da erradicação da pobreza extrema, ou seja, o acesso à alimentação, à educação, à saúde, ao rendimento, à eletricidade, à água e ao saneamento sejam integrados e possam trabalhar conjuntamente para que se possa atingir este objetivo.
“O Programa Alimentar Mundial vai trabalhar connosco no sentido de nos ajudar a erradicar a pobreza extrema em Cabo Verde, no horizonte que temos definido no programa do Governo. Queremos cumprir este grande desafio que o país tem, porque de nada vale termos uma taxa baixa, mas sim temos que eliminar a percentagem que ainda temos e é nisso que estamos a nos focar e a trabalhar”, garante o Governante.
Importa frisar que o MFIDS é o departamento governamental que tem por missão a definição, condução e execução de políticas de desenvolvimento social, combate à pobreza e à exclusão social, proteção e apoio à família, à criança e à adolescência, bem como aos idosos e às pessoas com deficiência.