O Ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, recebeu na manhã de hoje, 17 de abril, uma visita de cortesia dos peritos do Comité Africano sobre os Direitos e o Bem-Estar da Criança, que se encontram em Cabo Verde.
Considerando que o Estado de Cabo Verde tem relatórios por apresentar sobre a implementação das obrigações previstas na Carta Africana dos Direitos e Bem-Estar da Criança (CADBEC), encontra-se no país uma delegação do Comité Africano de Peritos sobre os Direitos e Bem-Estar da Criança que para além de realizar encontros com as autoridades nacionais e Organizações da Sociedade Civil, estão a fazer advocacia para a elaboração e apresentação dos relatórios em falta.
A visita visa, principalmente, sensibilizar e preparar o país para a preparação do primeiro relatório da Carta Africana dos Direitos e Bem-Estar da Criança (CAD BEC) e a proteção das crianças em Cabo Verde.
Para Fernando Elísio Freire, é com muita satisfação que Cabo Verde tem notado que todo o continente africano está a colocar a questão da criança no centro, para que os países possam trabalhar para defenderem os direitos da criança.
Durante a sua explanação, Freire garantiu que neste momento, há em Cabo Verde instituições que trabalham para melhorar o ambiente à volta das crianças, assegurando que a principal missão é de que as crianças devem estar ou na escola, ou a brincar, para ficarem longe de todo o espaço suscetível da violação dos seus direitos, nomeadamente a questão do trabalho infantil e do abuso sexual.