O Ministério da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social é o departamento governamental que tem por missão a definição, condução e execução de políticas de desenvolvimento social, combate à pobreza e à exclusão social, proteção e apoio à família, à criança e à adolescência, bem como aos idosos e às pessoas com deficiência.
Dirigindo-se aos participantes da conversa aberta, Fernando Elísio Freire avisou que nenhum país é desenvolvido se não for inclusivo. E, segundo disse, para um país ser inclusivo não pode deixar ninguém para trás, ou seja, um país que trata bem a todos é um país que tem a família e o ser humano no centro.
“Os estudos dizem claramente que se queres saber se um país é desenvolvido, evoluído, tolerante, democrático, que respeita a dignidade da pessoa humana e os seus cidadãos, veja como trata as crianças, os idosos e as pessoas com deficiência”, explicou.
O Ministro garantiu que é justamente nisso que o Governo tem estado a trabalhar, no sentido de igualar as oportunidades de todos os cabo-verdianos, com a família no centro de tudo.
Neste sentido, o Governante admite que é preciso continuar este trabalho para que possamos estar imbuídos de um espírito só.
Todas as pessoas têm talentos próprios e compete ao Estado maximizar o talento de cada um. É esta a nossa responsabilidade enquanto decisores e dirigentes políticos. É dar igualdade de oportunidades a todos para avançarmos como sociedade”, apontou Fernando Elísio Freire.
O evento contou com a participação da DGIS, ICIEG e ICCA em que as instituições apresentaram programas e políticas do Governo direcionados para Jovens e Famílias, implementados pelas referidas instituições.