A Secretária de Estado da Inclusão Social, Lídia Lima, visitou nesta terça-feira, 22 de novembro, o Centro de Atendimento ao Adolescente, sito no Centro de Saúde de Ponta D'Água, na cidade da Praia, com o objetivo de inteirar-se do funcionamento do espaço.
Lídia Lima teve um encontro com a Coordenadora Nacional do Programa e a equipa técnica local, tendo abordado uma série de aspetos relacionados com o bem-estar, o desenvolvimento e a proteção dos adolescentes.
De se realçar que existem 19 espaços de atendimento de adolescentes em Cabo Verde, estando em fase de finalização o espaço no Maio e ficando a faltar apenas a ilha Brava a ser abrangida por este programa.
Por outro lado, estão em processo de criação de “estruturas amigas dos adolescentes” que promoverá a certificação/selos para as estruturas/centros de saúde que cumprem os critérios a esse nível.
Os espaços de atendimento de adolescentes têm realizado intervenções nas áreas de sexualidade e saúde reprodutiva, promoção da saúde mental, prevenção do suicídio, prevenção/combate da violência no namoro, competências e responsabilidade parental, intervenção comunitária com apoio dos parceiros, como Câmaras Municipais, Escolas, entre outros.
O Centro de Atendimento ao Adolescente em Ponta D'Água, em particular, tem desenvolvido uma intervenção de progressivo sucesso com adolescentes e famílias dessa comunidade, que enfrenta problemas crescentes de violência e delinquência juvenil.
Lídia Lima comprometeu-se em reforçar a parceria com o MFIDS, particularmente através do ICCA, para a intervenção na proteção e promoção do desenvolvimento saudável e bem-estar dos adolescentes.