Ultimas Notícias

Acompanhe as ultimas notícias do Ministério

Lídia Lima preside abertura do III Workshop “Envelhecer com Qualidade: Uma Questão de Direitos Humanos”

No âmbito do “Dia Mundial de Consciencialização da Violência contra a Pessoa Idosa”, assinalado hoje, 15 de junho, a Secretária de Estado da Inclusão Social, Lídia Lima, presidiu em São Lourenço dos Órgãos (Delegacia da Saúde) a abertura do III Workshop “Envelhecer com Qualidade: Uma Questão de Direitos Humanos”, promovido pela Fundação Sima Júlia.

O workshop tem como principal objetivo refletir sobre as várias temáticas importantes em relação ao envelhecimento e à violência contra pessoas idosas, sensibilizar a sociedade e empoderar famílias e comunidades para cuidarem e a protegerem os idosos nas suas próprias comunidades, bem como nas suas casas/famílias.

Lídia Lima diz ser um dever cívico preservar e cultivar esses momentos de reflexão sobre temáticas relacionadas com a terceira idade. “Vamos manter essas atividades, porque temos de sensibilizar cada vez mais os cidadãos. Estamos a trabalhar junto com as associações, com a sociedade civil para fazermos muito mais para os idosos de Cabo Verde”, garante.

A Secretária de Estado apontou desafios, mas também enumerou alguns ganhos, nomeadamente a criação do Plano Nacional de Cuidados em 2017, em que através dele o Governo, através do MFIDS, tem vindo a formar vários cuidadores, um número que já chega a cerca de 300 profissionais desta área.

“Também aumentamos a pensão social e alargamos o número de beneficiários. Estamos neste momento com 26 mil idosos a beneficiarem da pensão social, o que é muito importante principalmente para os idosos do meio rural. Nós estamos também a investir na questão do acesso à saúde, à habitação, à medicamentosa, entre outros”, afirma a SEIS.

Lídia Lima afirmou ainda que o Estatuto da Pessoa Idosa é um passo importante, tratando-se de um diploma que visa reforçar as políticas sociais das instituições do Estado relativamente aos idosos e garantir uma velhice saudável e digna.

O Estatuto considera toda a pessoa que tem a partir dos 65 anos e prevê a atribuição de claras responsabilidades à família, sociedade e poderes públicos para a efetivação dos direitos dos idosos através da promoção da cultura do respeito pelas pessoas idosas e pelos seus valores.

De referir que o workshop tem como público-alvo instituições que intervêm nesta área, em especial em São Lourenço dos Órgãos, nomeadamente Cáritas, Cruz Vermelha, Serviços de Saúde, Serviços Sociais, familiares, idosos, voluntários, entre outros. A atividade encerra com mais dois dias de ação de capacitação dos voluntários comunitários da Fundação Sima Júlia para prestarem assistência (afetiva, social e sanitária, como medição de tensão arterial, etc.) aos idosos nas suas próprias localidades.