A Secretária de Estado da Inclusão Social, Lídia Lima, presidiu na sexta-feira, 10 de fevereiro, a cerimónia de encerramento do seminário “Inclusão em rede(s): Perspetivas entre Portugal, Brasil e Cabo Verde”, organizado pela Associação Colmeia em parceria com a Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), e o Instituto Politécnico de Leiria.
O seminário resulta dos protocolos de colaboração entre as três instituições e pretendeu ser um espaço de partilha e divulgação de boas práticas na área da inclusão e acessibilidade, abordando temáticas no âmbito da democratização cultural, e o impacto da intervenção precoce e desenvolvimento infantil sob uma perspetiva plurissectorial e transdisciplinar.
Neste sentido, Lídia Lima realçou que as políticas de Inclusão Social em Cabo Verde têm dado uma atenção especial à problemática da deficiência, com vista a atuar na prevenção, na proteção e defesa dos direitos das crianças, adolescentes e todas as pessoas portadoras de deficiência.
“A inclusão das pessoas com deficiência na educação, no desporto, cultura, emprego e em todos os setores de desenvolvimento sustentável, bem como o acesso gratuito aos serviços de saúde, é imprescindível para o crescimento e desenvolvimento de Cabo Verde e à criação de condições favoráveis para a garantia da paz e bem-estar social”, afirmou a Secretária de Estado.
Lídia Lima enalteceu a iniciativa conjunta da Uni-CV, Instituto Politécnico de Leiria e a Associação Colmeia, lembrando que para atingir as metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável todos devem contribuir para derrubar as barreiras que tendem a persistir no caminho de uma educação inclusiva. "As pessoas com deficiência são portadoras de talentos e muito podem contribuir para o desenvolvimento dos seus países. Por esta razão, devem ser salvaguardados os seus direitos no acesso à educação, formação profissional, transporte, emprego, habitação digna e práticas de atividades culturais e desportivas", afirmou a Governante.
O seminário decorreu durante dois dias e contou com um leque diversificado de oradores de Portugal, Brasil e Cabo Verde, além dos mestrandos da Educação Especial da Uni-CV, que se iniciou no ano letivo de 2021/22 e que já vai na sua segunda edição.
No âmbito do evento, Lídia Lima participou ainda no lançamento do livro “O sonho de Laurinha” da autoria de Carina Alves e Célia Sousa. O livro dispõe de texto aumentado para crianças e jovens com baixa visão, braile para crianças e jovens cegas, pictogramas para crianças e jovens com incapacidade intelectual e diversidade funcional ou limitações de outra natureza, um código QR que remete para as versões: e-book, audiolivro para cegos, e ainda um vídeo-livro em Língua Gestual Portuguesa para surdos.