Ultimas Notícias

Acompanhe as ultimas notícias do Ministério

Lídia Lima participa no Diálogo Político de alto nível sobre abuso e exploração sexual de menores e mulheres

A Secretária de Estado da Inclusão Social, Lídia Lima, participou hoje, 7 de fevereiro, no “Diálogo Político de alto nível sobre o tema do abuso e exploração sexual de menores e mulheres em Cabo Verde”, promovido pela União Europeia.

Este diálogo político enquadra-se no Roteiro da União Europeia para o compromisso com a sociedade civil em Cabo Verde para o período 2021-2025, sendo que um dos objetivos é facilitar diálogos estruturados e descentralizados em torno de interesse nacional e áreas prioritárias da União Europeia.

Lídia Lima apontou a questão das atitudes, mentalidades e de comportamento como os principais desafios no quadro de violação sexual contra crianças e mulheres em Cabo Verde, garantindo que só assim se pode promover a mudança na nossa cultura e nos valores em relação a esta problemática.

Neste sentido, a Secretária de Estado afirmou ser importante participar no evento e aproveitar a oportunidade para falar sobre o rumo que a sociedade cabo-verdiana está a tomar face ao problema, falar dos ganhos e dos desafios existentes em termos de melhorias.

“O evento serve para falar um pouco das barreiras que têm limitado a implementação efetiva das leis e das medidas políticas, debruçar sobre a pobreza e a vulnerabilidade social e um pouco sobre outras barreiras sociais, como o consumo das drogas, a questão da internet e a responsabilidade parental”, afirmou a Governante.

Lídia Lima referiu ainda sobre projetos que estão a ser implementadas no setor da Educação, no pré-escolar com a inclusão da educação sexual para crianças a partir dos quatro anos, mas também o MFIDS, através ICCA, está a implementar o plano de combate a violência sexual contra as crianças.

“Em articulação com várias organizações, estamos a trabalhar o plano com a sensibilização das comunidades e famílias, campanha de sensibilização e informação das leis e ações voltadas para o empoderamento das mulheres, já que são estas as mais vulneráveis e que escondem os casos de violação sexual dos filhos menores, por não terem meio de subsistência”, salienta a Secretária de Estado.

Com este debate, a organização espera que a população e opinião pública de Cabo Verde saia mais informada, ativa, engajada na denúncia e sensibilizada com a temática do abuso e exploração sexual.