No âmbito do plano de trabalho anual do Programa de Proteção da Criança - 2023, assinado entre o ICCA e o Escritório Conjunto do UNDP, UNFPA e UNICEF, a Secretária de Estado da Inclusão Social, Lídia Lima, encontra-se em missão conjunta com a UNICEF às ilhas de São Vicente Santo Antão para a avaliação do estado de implementação das ações do programa e o seu impacto no cumprimento dos direitos das crianças.
A missão conjunta tem como objetivo avaliar o estado da implementação das ações do programa numa ótica do cumprimento dos direitos das crianças, nos quatro municípios, efetuar contactos com as autoridades locais para um diagnóstico sobre a situação da infância/adolescência nas ilhas de São Vicente e Santo Antão e verificar os ganhos e desafios que persistem na realização dos direitos das crianças e dos adolescentes nessas ilhas.
“A missão serve para estreitarmos a parceria com a UNICEF no sentido de reforçarmos o funcionamento dos nossos serviços, em termos de equipamentos, recursos humanos, bem como das próprias condições que devem ser criadas para que as crianças sejam melhor atendidas e acompanhadas nas instalações do ICCA”, afirma Lídia Lima.
Hoje, a delegação visitou as estruturas do ICCA em São Vicente, o Centro de Recuperação Nutricional, o Projeto Bracinha da Associação MORABI na zona do Iraque e o Espaço Jovem em Ribeira de Craquinha. A delegação teve ainda um encontro com a Procuradora de Menores do Tribunal da Comarca de São Vicente e com o Presidente da Câmara Municipal.
Para além dos programas implementados pelo Governo, Lídia Lima afirma que é preciso chamar a atenção das famílias, porque há questões importantes que devem ser tratadas e alertadas a sociedade, nomeadamente a educação dos filhos.
“Se as crianças de hoje não tiverem o acompanhamento por parte da família, terão problemas como o insucesso e abandono escolar, consumo de drogas, delinquência e outros males sociais”, alerta Lídia Lima.
A delegação é composta pela Secretária de Estado da Inclusão Social, Representante do UNICEF em Cabo Verde, a Responsável do Programa de Proteção da Infância do UNICEF em Cabo Verde e a Presidente do ICCA.