A Secretária de Estado da Inclusão Social, Lídia Lima, presidiu ontem, 30 de novembro, na ilha do Sal, o encontro com as entidades do setor turístico responsáveis pela implementação das ações e atividades do Plano de Ação Nacional de Prevenção e Combate à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes 2022-2024.
O encontro insere-se num conjunto de ações que vêm sendo desenvolvidas no âmbito deste Plano com a finalidade de mobilizar os parceiros para o combate conjunto a este flagelo e a melhoria do sistema de proteção das crianças e adolescentes no país.
Lídia Lima reconheceu que existem ainda grandes desafios, lembrando que a situação de pobreza origina também outros problemas que afetam diretamente as crianças. A Secretária de Estado afirma que, neste sentido, o Turismo é importante, visto que para que este setor seja sustentável, tem que se ter em conta a inclusão social, a proteção da infância e das próprias famílias.
“O setor do Turismo tem um papel importante para ajudar o Governo a sensibilizar a sociedade e os empreendedores turísticos. Temos o desafio da criação do Centro de Emergência Infantil do Sal, que será para breve”, destaca a Governante.
Lídia Lima referiu um conjunto de medidas que o Governo tem estado a implementar para salvaguardar os direitos das crianças, nomeadamente, o Plano Nacional de Cuidados, entre outras.
“Estamos, neste momento, a universalizar a frequência das crianças no pré-escolar, temos já implementado o programa de subvenção do pré-escolar, em que milhares de crianças são beneficiadas. Temos vários outros programas direcionados às crianças, mas que também apoiam as famílias”, destacou.
De referir que todas as instituições parceiras do Plano presentes no encontro reiteraram o seu engajamento no desenvolvimento do Plano e prossecução dos objetivos preconizados de total combate e prevenção desta problemática no país.