À margem da sua deslocação à ilha do Maio, o Ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, visitou hoje, 9 de setembro, a creche “Tia Vandira”, que acolhe crianças dos 0 aos 3 anos do município.
O Governo tem reforçado parcerias com as instituições que gerem creches e jardins de infância, principalmente as creches, cuja responsabilidade de monotorização, certificação e fiscalização é da competência do Ministério da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social.
Em relação às famílias vulneráveis, nos últimos anos o Governo vem aumentando e reforçando a subsidiação, no sentido de alargar o acesso das crianças às creches e ao pré-escolar em todo o país.
“O Governo quer alargar a penetração do pré-escolar, sobretudo, das creches, já que grande parte das crianças cabo-verdianas ainda não tem acesso à creche”, justifica o Ministro.
Neste sentido, o principal objetivo é impedir que nenhuma família tenha motivos para não colocar o seu filho na escola, com a isenção das propinas e apoio as Câmaras Municipais na questão das creches e dos jardins de infância.
O MFIDS, enquanto órgão regulador e gestor da Rede Nacional de Creches, na busca contínua pela garantia da qualidade da rede nacional das infraestruturas de acolhimento e de cuidados, acredita que a regulação de creches é um instrumento legal importante para uma melhor uniformização do processo de instalação, acreditação e fiscalização dos estabelecimentos de cuidados na pequena infância.
Através da Direção-Geral da Inclusão Social (DGIS) e dos parceiros, o MFIDS tem realizado oficinas e formações destinadas às entidades gestoras de creches por todo país.
O objetivo passa pela mobilização e engajamento das entidades gestoras de Creches na transformação das suas instituições, visando melhorar a qualidade do seu trabalho e um melhor cuidado às crianças com idades compreendidas entre os 0 e os 3 anos.