O Ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, presidiu, ontem, dia 17 de janeiro, a cerimónia de encerramento do Curso de Culinária e Pastelaria, destinado a um grupo de mulheres do município de Santa Catarina.
Este curso foi promovido pelo Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género, no âmbito do projeto “Dona Di Nha Vida", em parceria com o Instituto do Emprego e Formação Profissional.
O objetivo do projeto é capacitar mulheres em situação de vulnerabilidade, proporcionando-lhes acesso a empregos dignos e contribuindo para a formalização dos seus negócios.
Durante a sua intervenção, o Ministro destacou o compromisso do Governo com a promoção da igualdade de oportunidades, assegurando que todos os cidadãos tenham acesso ao mercado de trabalho.
“Todos nós, independentemente do nosso contexto, devemos ter a oportunidade de assumir o controlo das nossas vidas. Este projeto está enquadrado dentro do Plano Nacional para a Igualdade de Género, na componente autonomia económica, para que estas mulheres possam ter uma profissão e, consequentemente, terem a sua independência financeira,” afirmou o Ministro.
O Governante também enfatizou o papel do Governo na promoção da igualdade, através de legislações, incluindo a Lei Contra Violência Baseada no Género e a Lei de Paridade, entre outras iniciativas. Porém, o mesmo alertou que “o passo decisivo” para a plena igualdade em Cabo Verde depende da iniciativa de cada pessoa em responsabilizar pela sua vida.
Em relação à formação, Freire disse que com esta formação as formandas podem ter acesso a uma profissão e autonomia económica. Por isso, apelou as mesmas para exercerem a profissão com excelência, no sentido de incentivarem outras mulheres e homens a agarrar oportunidades de melhorarem as suas vidas.