O Ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, esteve ontem num encontro com o Vice-Primeiro Ministro e Ministro da Saúde e com uma equipa do Banco Mundial liderada pela Diretora Regional para o Desenvolvimento Humano do Banco Mundial, Dena Ringold, que se encontram no país em missão de serviço.
Durante o encontro foi abordada a visão estratégica do país, tendo como foco a erradicação da pobreza extrema no país.
Ainda, foi verificado as oportunidades de financiamento, nos sectores do Desenvolvimento Humano nos setores de Educação, Saúde e Proteção Social, de modo a maximizar o Capital Humano e a Mobilidade, Produtividade e Igualdade de Oportunidade.
Na sua explanação, o MFIDS fez um balanço sobre o impacto do programa de proteção social apoiado pelo Banco Mundial, com foco pela componente Inclusão Produtiva, tendo em conta que o Governo prevê alargar o projeto para os 22 concelhos do país, visto que, que neste primeiro momento contempla 9 municípios, sendo que o principal objetivo desta legislatura é eliminar a pobreza extrema e reduzir a pobreza absoluta.
Outro projeto abordado pelo Governante foi o Capital Humano, financiado pelo Banco Mundial, o projeto visa fortalecer o acesso aos serviços básicos e a inclusão social e produtiva de pobres e vulneráveis.
Esta componente tem como objetivo fornecer apoio aos jovens e mulheres em famílias pobres e vulneráveis para melhorar o seu acesso a serviços básicos, inclusão social e produtiva e, assim, fortalecer a sua empregabilidade. Ainda, prevê apoiar atividades orientadas para famílias pobres e vulneráveis, principalmente as mulheres.
O projeto inclui três subcomponentes: Fortalecer os Sistemas de Proteção Social; Expandir o Programa de Inclusão Social e Produtiva e Melhorar o acesso a serviços básicos e condições de vida para famílias pobres e vulneráveis.
A delegação de Cabo Verde reforçou o agradecimento por todo o suporte do Banco Mundial, mostrando toda a disponibilidade no aceleramento da implementação dos projetos com vista a ter resultados positivos para o Pais.