Ultimas Notícias

Acompanhe as ultimas notícias do Ministério

Fogo: Fernando Elísio Freire inaugura Centro de Dia de Lapinha

O Ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, presidiu hoje, 5 de outubro, à inauguração do Centro de Dia de Lapinha, no Município de Santa Catarina, Ilha do Fogo.

O Centro de Dia de Lapinha vai acolher 90 idosos, prestando serviços de acompanhamento médico e psicológico, alimentação, atividades recreativas e lazer, desporto, entre outros, e irá funcionar das 8h às 17h. Ainda, o Centro dispõe de duas viaturas, que transportarão os idosos das suas residências ao espaço.

Trata-se de uma parceria entre o MFIDS e a Câmara Municipal, promovendo o acesso a serviços de cuidados às pessoas idosas e que visa assegurar a proteção dos mesmos, de modo a reduzir as desigualdades e as vulnerabilidades. 

“Fizemos um grande esforço para conseguirmos ter hoje este Centro de Dia de Lapinha.

Através do Plano Nacional de Cuidados, vamos criar todas as condições de colocar cinco cuidadores no Município de Santa Catarina, para servir as pessoas que têm dependência”, garante Fernando Elísio Freire.    

O Governo está trabalhando para que todos tenham uma velhice digna, de modo que Cabo Verde possa ser um país coeso, com oportunidades de acesso aos principais bens a todos os cidadãos. Uma das medidas é trabalhar para garantir que todos os idosos possam ter uma habitação condigna, alargando os centros de dia e os lares, no sentido de acolher os idosos que vivem sozinhos em ambiente isolados para que possam conviver e interagir com outras gerações.

Outro grande compromisso, de acordo com o Ministro, é continuar a desenvolver programas que permitam aumentar a qualidade da saúde, a inclusão, autoestima e alegria das pessoas mais idosas. “São pessoas que deram muito ao nosso país. Hoje, merecem ter um envelhecimento digno”, afirma o Governante.

Neste sentido, segundo disse, o Centro de Dia de Lapinha vai ao encontro daquilo que o Governo definiu, tendo em conta que foi criado o Programa MAIS, que permite focalizar as políticas para as pessoas que mais necessitam. “Durante o ano 2023 vamos criar o Fundo MAIS, para financiar os programas de eliminação de pobreza em que, infelizmente, temos várias pessoas idosas”, adianta o Ministro. 

Em Santa Catarina do Fogo, para além de cuidadores, o Ministro garantiu que o Governo vai continuar com o processo de subsidiação do pré-escolar, com a ambição de conseguir colocar todas as crianças, de zero aos cinco anos, a frequentarem os serviços do pré-escolar.

Entre outras medidas, Fernando Elísio Freire destacou o aumento do número dos pensionistas em Cabo Verde que está previsto para o próximo ano.