Na sequência da sua visita oficial à República de Moçambique, o Ministro do Estado, da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, visitou hoje, 5 de setembro, o Instituto Nacional da Segurança Social (INSS) de Moçambique.
Durante a visita, Fernando Elísio Freire mostrou total abertura do Governo de Cabo Verde para estreitar os laços de cooperação com Moçambique nas várias áreas, principalmente na Segurança Social.
“O nosso sistema de Segurança Social tem que evoluir para cuidar, de facto, dos cidadãos quando já não têm condições, por si próprios, de se cuidarem e tratar dos ativos de forma a poderem potenciar a máxima criação de riqueza possível. Nós temos esse desafio no diálogo social constante entre o patronato e os trabalhadores para chegarmos sempre a um bom porto e um bom entendimento”, disse o Governante.
Ainda, no entender do Ministro, a segurança social é que mostra se um país é inclusivo ou não. “Costuma-se dizer que se queres saber se um país é inclusivo, veja com é que trata as pessoas idosas, as pessoas com deficiência e as crianças. Se são bem tratados, quer dizer que se trata de um país efetivamente inclusivo”, explica Fernando Elísio Freire.
Ainda, nesta manhã o Governante realizou uma visita à Direção Nacional de Observação do Mercado do Trabalho (DNOMT) de Moçambique.