O Ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, está na ilha do Sal, de 6 a 7 de julho, tendo como foco medidas que visam potenciar a Proteção Social, no âmbito do Dia Nacional da Segurança Social que se celebra no dia 15 de julho.
Neste sentido, no seu primeiro dia em missão de serviço na ilha de Sal, Fernando Elísio Freire, enquanto tutela da pasta de Segurança Social, visitou nesta manhã a estrutura local do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) e a obra onde irá situar o novo Edifício Sede do INPS. O objetivo da visita foi verificar in loco o funcionamento dos serviços, bem como certificar-se de como andam as obras da nova Sede do INPS.
Ainda para hoje, às 17 horas, Fernando Elísio Freire preside um Atelier sob o lema “Por uma Proteção Social mais abrangente” promovido pelo INPS, cujo objetivo principal é informar e sensibilizar sobre a Proteção Social do Regime Contributivo. A realização do evento prende-se com a necessidade de alcançar um dos principais objetivos do Governo que é o alargamento da segurança social aos trabalhadores e a todos os cabo-verdianos.
De referir que o Governo está a trabalhar no alargamento do sistema de segurança social, para que Cabo Verde seja um país mais inclusivo e justo, no sentido de reforçar a integração das profissões ditas informais como agricultores, pescadores, vendedeiras, carpinteiros, entre outras. Ainda, todas as profissões, empresas e pessoas que se dedicam a sua tarefa individualmente devem ser chamados para dentro do sistema de segurança social.
Para amanhã, dia 7, está previsto um encontro com os beneficiários do RSI 2023, no âmbito do FUNDO MAIS, cujo objetivo principal é informar sobre a implementação do programa, que se traduz como uma das medidas essenciais de combate à pobreza extrema.