O Ministro de Estado, da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, que tutela a pasta do Trabalho, aproveitou a sua estadia em São Vicente para visitar hoje, 22 de setembro, a empresa Frescomar, na zona do Lazareto.
Fernando Elísio Freire esteve reunido com o Conselho da Administração da conserveira Frescomar, instituição que emprega atualmente cerca de 1350 trabalhadores, sendo a maior parte mulheres.
Na ocasião, o Ministro afirmou que o Governo está a trabalhar para que a revisão do Código Laboral dê tratamento especial a pessoas com deficiência e trabalhadores com pessoas dependentes ao seu cuidado.
“Os termos de referência que o Governo está a trabalhar vai no sentido de aumentar a produtividade dos trabalhadores, de aumentar a capacidade de criação de riquezas nas empresas, de permitir abrir para o acesso ao primeiro emprego e um Código Laboral que dê um tratamento especial às pessoas com deficiência e aos trabalhadores que têm pessoas dependentes ao seu cuidado”, avançou o Governante.
De acordo com Fernando Elísio Freire, está-se a discutir também um código que combata, de uma forma muito clara e assertiva, o absentismo e que permita que haja maior produtividade e menor precariedade nas relações laborais.
O Ministro reforçou, ainda, que o que se quer é que haja mais produtividade, mais competitividade e afirmação das empresas de Cabo Verde para que possam criar mais empregos.
“Se isso acontecer, Cabo Verde ganhará. As empresas têm uma visão no reforço da produtividade dos trabalhadores e aumento da sua capacidade de produção e os trabalhadores têm uma posição que vai mais na melhoria das suas condições de trabalho. É neste quadro de equilíbrio que o Governo vai trabalhar a nova revisão do código”, concluiu Fernando Elísio Freire.