O encontro teve como objetivo conhecer a parceria existente entre Cabo Verde e OIM, com o foco nas prioridades e oportunidades para futuros projetos nas áreas de Integração dos Imigrantes, reintegração dos retornados forçados e Migração Laboral.
O Titular da Pasta da Imigração aproveitou o momento para reafirmar o compromisso de Cabo Verde ser um país acolhedor e inclusivo, tendo em conta que é um país de emigrantes e tem a obrigação de receber bem todos aqueles que escolheram viver aqui.
“Durante o encontro falamos sobre a questão dos retornados, readmissão dos cidadãos nacionais e mecanismos para a melhor integração possível. Cabo Verde está a fazer um enorme esforço para reintegrar todos os cidadãos que vivem aqui”, afirma o Governante.
Outro ponto abordado foi a relação dos imigrantes com administração pública cabo-verdiana e a questão da inserção social e inserção laboral, tendo o Ministro avançado que está sendo elaborado programas de formação e de integração dos imigrantes.
“Tivemos a oportunidade, ainda, de abordar a questão do manual de procedimentos de tráfico de pessoas a nível internacional, que será tratado com o Ministério da Justiça, bem como toda a documentação dos cidadãos estrangeiros em Cabo Verde, sendo esta em articulação com o Ministério da Administração Interna”, afirmou o Governante, avançando que são assuntos que já estão sob a mesa do Governo.
A regularização extraordinária dos emigrantes que está em curso, segundo explica Fernando Elísio Freire, prova que Cabo Verde é um país ligado e alinhado com os valores da paz, democracia e respeito pelos Direitos Humanos.