O Ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, presidiu hoje, a cerimónia de encerramento da formação em psicologia forense destinado aos profissionais do Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente – ICCA, que decorreu entre 11 e 15 de dezembro em parceria com o UNICEF.
A formação visou capacitar os técnicos em matéria de avaliação psicológica de crianças vítimas de violência, especialmente abuso sexual e aprimorar as metodologias de avaliação e procedimentos de intervenção com crianças vítimas de violência. As ações foram em formato presencial e administradas por uma formadora especialista em psicologia forense.
Fernando Elísio Freire afirmou que a formação vai no sentido de apetrechar melhor o ICCA e os seus colaboradores para poderem atuar no momento adequado, de forma científica e assertiva e permitir que toda a sinalização seja muito bem feita, para que a criança possa se sentir efetivamente protegida.
No entender do Ministro, o maior trabalho que há nesta área é o da prevenção, ou seja, antecipar cenários e sinais, ou sentir que a criança está em perigo e atuar a tempo. Segundo disse, Cabo Verde tem que ter estruturas e serviços de procedimentos adequados para se poder atuar em tempo justo.
“Com a criação de salas de escuta, com essa formação de psicologia forense, estamos a montar um sistema que ainda tem um caminho para percorrer. Temos todas as condições de termos uma estrutura que seja capaz de defender e proteger as nossas crianças. Todas as políticas para defender e proteger as crianças caem por terra se o país não ver com muita determinação a questão da violação dos direitos da criança, principalmente a violação sexual”, avisou o Governante.
De acordo com o Ministro, deve haver um forte trabalho de sensibilização e informação, de forma global pelo Estado, nas famílias e na própria criança. “Creio que agora esses profissionais estão em melhores condições de estarem mais próximos da comunidade, para que possam fazer bem o trabalho, contando com todo o engajamento do Governo”, garantiu Fernando Elísio Freire.