Ultimas Notícias

Acompanhe as ultimas notícias do Ministério

Fernando Elísio Freire preside cerimónia lançamento da obra “Memórias Reveladas” de Lourenço Gomes de Pina

O Ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, presidiu hoje, 28 de outubro, no Instituto da Biblioteca Nacional, a cerimónia de lançamento da obra “Memórias Reveladas” do autor Lourenço Gomes de Pina.

 

A apresentação do livro enquadra-se nas comemorações do Dia Mundial da Terceira Idade que se celebra a 28 de outubro. Este dia tem como objetivo chamar a atenção para a situação económica e social da população idosa.

 

Na sequência, Fernando Elísio Freire lembrou que uma pessoa quando chega à terceira idade é sinal de que já fez um percurso, já atingiu os objetivos e quer viver na tranquilidade, com acesso a tudo o que a vida pode lhe proporcionar. “O acesso ao rendimento, o acesso a saúde, a cuidados, mas o mais importante, o acesso ao amor e a quem possa partilhar e conviver com a sua experiência”, afirmou

 

O Ministro reafirmou que nenhum país é desenvolvido se não for inclusivo e, segundo disse, para um país ser inclusivo não pode deixar ninguém para trás. Ou seja, um país que é desenvolvido, evoluído, tolerante, democrático, que respeita a dignidade da pessoa humana e os seus cidadãos, tem que dar atenção especial às crianças, idosos e pessoas com deficiência.

 

“É aí que se revela o verdadeiro caráter de um país, quando tem capacidade de incluir também as pessoas idosas ou as chamadas pessoas na terceira idade. É por isso que nos últimos anos temos tomado algumas medidas para permitir que várias pessoas possam ter uma velhice tranquila”, garantiu o Governante.

 

Neste quadro, Fernando Elísio Freire referiu que é importante fazer um apelo à juventude para se inscrever no Sistema de Segurança Social, para que todos possam chegar à terceira idade com garantias de rendimento e não cair na pobreza.

 

Neste sentido, foi aprovado ontem no Parlamento o Estatuto da Pessoa Idosa, que permite que o Estado tenha especiais responsabilidades sobre a pessoa na terceira idade e que permite a pessoa ter acesso a um conjunto de bens e serviços, entre outras valências.

 

“Estamos cada vez mais a despertar para esta realidade de uma sociedade que está a envelhecer. Mas, o envelhecimento só faz sentido se for com dignidade e no respeito da pessoa humana”, afirmou Fernando Elísio Freire, agradecendo ao autor por escrever a obra Memórias Reveladas, “com histórias extraordinárias de homens e mulheres.   

 

De referir que uma das frentes de atuação do Governo de Cabo Verde é a promoção do acesso a serviços de cuidados às pessoas idosas, visando assegurar proteção dos mesmos, de modo a reduzir as desigualdades e as vulnerabilidades. Nesta perspetiva, o Governo está trabalhando para que todos tenham uma velhice digna, de modo que Cabo Verde possa ser um país coeso com oportunidades de acesso aos principais bens a todos os cidadãos