O Ministro do Estado, Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, acompanhado da Secretária de Estado da Inclusão Social, Lídia Lima, visitou hoje, 29 de setembro, a Feira de Serviços e Saúde da Pessoa Idosa, na Praça Alexandre Albuquerque, promovida pelo MFIDS através da DGIS, em parceria com a Cruz Vermelha de Cabo Verde e do Ministério da Saúde.
Enquadrado nas comemorações do Dia Internacional da Pessoa Idosa, que se assinala no dia 1 de outubro, a iniciativa tem como objetivo chamar a atenção para atitudes coletivas em ações promocionais, preventivas e de educação em saúde sobre questões relacionadas ao cuidado com a pessoa idosa.
Fernando Elísio considerou que todas as pessoas devem ser tratadas com dignidade e ter acesso a uma vida digna.
Segundo diz, é neste quadro que o Governo desenvolveu um conjunto de medidas paras as pessoas da terceira idade, em primeiro lugar, facilitando o acesso à saúde, permitindo que tenham acesso gratuito aos serviços de saúde, em segundo lugar, facilitando o acesso ao rendimento àqueles que por infortúnios vários da vida ficaram sem nenhum tipo de rendimento.
"Nos últimos cinco anos aumentamos mais 4500 pessoas com acesso à pensão social mínima, fazendo um total de cerca de 26 mil pessoas com acesso à pensão em Cabo Verde. Criamos a Política Nacional de Cuidados, com Cuidadores que assistem às pessoas idosas que temos muito bem identificadas através do Cadastro Social Único. Estamos a fazer um trabalho bastante focalizado para esta parte da nossa população", garantiu o Governante.
O Ministro lembrou também que o Governo citou o Estatuto da Pessoa Idosa que irá permitir, com a sua regulamentação, que haja um incentivo do Estado para que os idosos possam resolver os seus vários desafios do dia-a-dia.
"Estamos a fazer um conjunto de ações para melhorar a condição de vida da pessoa idosa. Todos têm direito a um tratamento condigno e é a nossa obrigação fazer isso e dar-lhes uma velhice digna", afirmou Fernando Elísio Freire.
A referida feira conta com a participação de idosos de vários bairros da cidade da Praia, de especialistas da área de Clínica Geral, Nutrição, Enfermagem e Educação Física. Além da distribuição de materiais informativos e prestação de serviços, constam do programa, aferição de pressão arterial, atividades físicas e culturais, e jogos cognitivos para ativar a memória e muito convívio entre os participantes.