O Ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, presidiu ontem a abertura oficial da Exposição de Artes “Livre para Ser Quem Sou”, promovida pelo sistema das Nações Unidas, no âmbito da implementação da Campanha Livres & Iguais (Free & Equal).
Durante a sua intervenção o Ministro afirmou que é obrigação do Estado aceitar a todos, independentemente das suas opções sexuais, políticas ou regionais, pois uma sociedade só é verdadeiramente inclusiva quando inclui todos.
“Os seres humanos são homens, mulheres que têm as suas opções. É obrigação de um Estado, é obrigação de todos nós, sermos tolerantes, aceitarmos e vivermos tranquilamente numa sociedade com regras”, disse o Ministro.
Para o Ministro a sociedade cabo-verdiana respeita a democracia e a liberdade, por isso, o país tem de fazer de tudo para que a democracia seja cada vez mais pujante, integradora, respeitadora e livre, sem qualquer discriminação pela opção politica, sexual ou de qualquer índole.
A campanha das Nações Unidas para a comunidade LGBTQIA+ decorre de 16 a 18 do corrente, e visa “celebrar a liberdade e a diversidade através da arte e mostrar como essa pode ser uma ferramenta potente de expressão no combate os estereótipos negativos, através da promoção de uma cultura de melhor compreensão da diversidade em uma sociedade pluralista.
Lançada em 26 de Julho de 2013, Livres & Iguais (Free & Equal) é referenciada como uma campanha das Nações Unidas, sob a coordenação do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos.