Cumprindo a sua agenda de trabalho na Guiné-Bissau, o Ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, manteve hoje, 8 de maio, um encontro com os pensionistas cabo-verdianos naquele país.
De acordo com o Ministro, o encontro serviu para identificar pontos a melhorar para que o Governo esteja mais próximo dos pensionistas cabo-verdianos na Guiné-Bissau e permitir-lhes ter uma vida melhor, embora longe de Cabo Verde.
“O Estado de Cabo Verde tem estado a dar uma pensão aos emigrantes nos principais países de África onde há comunidade cabo-verdiana. São mais de mil cabo-verdianos que apoiamos diretamente. É uma questão ética para que cada cabo-verdiano em qualquer parte do mundo possa viver bem”, afirmou o Governante.
Em 2019 o Governo duplicou o valor da pensão e o objetivo é ir aumentando gradualmente de acordo com as condições. Contudo, Fernando Elísio Freire admite que a prioridade é alargar o número de pensionistas, ou seja, levá-la a outras pessoas que são cabo-verdianos e que estão numa situação de vulnerabilidade.
“Para isso, é preciso ter nacionalidade cabo-verdiana e ter documentos em dia. Na Guiné-Bissau há 30 pensionistas e acreditamos que é um número que pode ser aumentado”, assegura Fernando Elísio Freire que também hoje reuniu-se com a comunidade cabo-verdiana na Guiné-Bissau.
Da agenda do Ministro consta ainda encontros de trabalho com a Ministra da Mulher, Família e Solidariedade Social, Ministro da Administração Pública, Trabalho, Emprego e Segurança Social e Ministra dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Internacional e das Comunidades.
Ainda, estão previstas visitas ao Primeiro Ministro, Presidente da República, visita ao Centro de Formação Profissional, SENAI e visitas às Casas de Acolhimento AMIC, CASA SAMORI, CASA BAMBARAN.
O ponto alto desta deslocação é a assinatura de um Memorando de Entendimento, visando o reforço da Cooperação Técnica entre o Governo da República de Cabo Verde e o Governo da República da Guiné-Bissau, nas áreas do Trabalho e da Segurança Social, podendo ser alargada para outros sectores de interesse mútuo.