O Ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, juntamente com a Secretária de Estado da Inclusão Social, Lídia Lima, visitaram esta manhã a Feira da Família que está a decorrer na Praça Alexandre Albuquerque, Plateau. Evento organizado pelo Ministério da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social através da Direção Geral da Inclusão Social, no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Família.
A Feira da Família tem como objetivo principal promover a partilha de informações sobre as instituições que atuam em prol da família, além de oferecer um espaço de interação e convívio. A feira conta com uma série de atividades e serviços voltados ao cuidado e apoio à família, incluindo exposições de instituições que trabalham pelo bem-estar familiar, conversas abertas sobre educação parental, e o papel da família e da escola na formação dos alunos. Ainda, são realizadas atividades de despistagem de doenças, palestras sobre saúde mental e apresentações culturais.
Durante a visita, o Ministro Fernando Elísio Freire destacou a importância do evento e as metas do governo para apoiar as famílias cabo-verdianas.
"Hoje, o que nós queremos assinalar é o Dia Internacional da Família. É sensibilizar a sociedade de que as famílias são constituídas por pessoas, e essas pessoas têm necessidades diferentes e específicas que precisam de políticas adequadas. Existem pessoas idosas, pessoas com deficiência, pessoas que necessitam de cuidados especiais e incentivos adequados, além de acesso a bens essenciais. Os serviços apresentados aqui demonstram a complementaridade das políticas que temos para as diversas áreas, focando especialmente nas pessoas e nas famílias mais vulneráveis, como crianças, idosos e pessoas com deficiência", afirmou o Ministro.
O Governante, ainda, enfatizou a necessidade de uma sociedade inclusiva que trata de forma especial aqueles que necessitam de cuidados específicos, avançando que uma sociedade só é verdadeiramente inclusiva quando trata de forma especial aqueles que precisam de tratamento especial.
“As nossas crianças, os idosos e as pessoas com deficiência precisam de um tratamento diferenciado. O Governo está empenhado em sensibilizar toda a sociedade cabo-verdiana para este tema, visando tornar Cabo Verde uma sociedade efetivamente inclusiva", acrescentou.
Na sua mensagem sobre o papel da família, o Ministro destacou que a família é o núcleo central de qualquer sociedade, sendo essencial para a alma e o DNA de uma nação. " É preciso estarmos conscientes de que todas as medidas de política devem ser canalizadas para as pessoas e para as famílias. Hoje, deixamos uma mensagem de esperança a todas as famílias de Cabo Verde: acreditem num futuro melhor, pois juntos conseguiremos fazer de Cabo Verde um país de igualdade de oportunidades, um país inclusivo”, concluiu Freire.