𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐭𝐞𝐫𝐦𝐨𝐬 𝐮𝐦 𝐒𝐢𝐬𝐭𝐞𝐦𝐚 𝐍𝐚𝐜𝐢𝐨𝐧𝐚𝐥 𝐝𝐞 𝐏𝐫𝐨𝐭𝐞𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐝𝐚 𝐈𝐧𝐟𝐚̂𝐧𝐜𝐢𝐚 𝐪𝐮𝐞 𝐬𝐞𝐣𝐚 𝐡𝐨𝐥𝐢́𝐬𝐭𝐢𝐜𝐨 𝐞 𝐜𝐨𝐧𝐠𝐫𝐞𝐠𝐚 𝐨𝐬 𝐞𝐬𝐟𝐨𝐫𝐜̧𝐨𝐬 𝐝𝐚𝐬 𝐝𝐢𝐯𝐞𝐫𝐬𝐚𝐬 𝐢𝐧𝐬𝐭𝐢𝐭𝐮𝐢𝐜̧𝐨̃𝐞𝐬” – 𝐋𝐢́𝐝𝐢𝐚 𝐋𝐢𝐦𝐚
A Secretária de Estado da Inclusão Social, Lídia Lima, fez esta afirmação ao participar hoje, 06 de junho, num encontro com psicólogos, médicos e pediatras para abordarem o tema “Abuso e exploração Sexual de Menores em São Vicente”, com o objetivo de juntos encontrarem soluções para a sua prevenção.
Lídia Lima disse que este é o tipo de encontro que o Governo tem vindo a realizar nos diferentes Concelhos do país para promover uma melhor articulação entre as Instituições e também para ativar os comités municipais que devem funcionar bem.
“Estamos a trabalhar para termos um Sistema Nacional de Proteção da Infância, que seja holístico e que congregue os esforços das diversas instituições. O ICCA não consegue trabalhar sozinho e, por isso, é necessária esta articulação para podermos fazer um trabalho que consiga responder adequadamente e atempadamente aos diferentes tipos de situações”, adianta a Secretária de Estado.
Relativamente aos casos específicos de violência sexual contra as crianças, Lídia Lima afirma que o objetivo é estabelecer uma ligação muito forte e um circuito de informação que funcione bem e no tempo certo.
“Temos que manter esse diálogo com as instituições e esses encontros são oportunos. Todos os Delegados do ICCA já têm essa orientação de mensalmente promoverem pelo menos um ou dois encontros com as várias instituições que trabalham direta ou indiretamente com a área da infância”, garante a SEIS.