Ultimas Notícias

Acompanhe as ultimas notícias do Ministério

Encontro com pais e familiares no Centro de Dia de Achada Grande Trás reforça compromisso com a proteção de crianças e adolescentes

A Secretária de Estado da Inclusão Social, Lidia Lima presidiu ontem, 7 de julho, um encontro com os pais e encarregados de educação das crianças e adolescentes que frequentam o Centro de Dia de Achada Grande Trás, uma iniciativa financiada pelo Fundo MAIS, gerida pela Associação EFAT – Escola de Futebol de Achada Grande Trás, sob coordenação do Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA).

O Centro, inaugurado em fevereiro deste ano, acolhe atualmente 50 crianças e adolescentes da localidade, proporcionando-lhes apoio nos estudos, uma refeição quente e lanche diário, bem como atividades socioculturais e educativas, como aulas de informática, música, línguas estrangeiras (francês e inglês), trabalhos manuais, palestras, rodas de conversa e visitas a instituições e projetos de interesse.

O encontro contou com a participação da Coordenadora Técnica do ICCA, da Delegada do ICCA de Santiago Norte, de uma técnica da Delegação responsável pelo acompanhamento do Centro, bem como da Coordenadora e equipa de apoio do Centro de Dia. A ocasião serviu para reafirmar o compromisso do Governo de Cabo Verde com a criação e consolidação de espaços de proteção para crianças e adolescentes, particularmente junto de famílias e comunidades mais vulneráveis, como forma de prevenir a violação dos seus direitos e os desvios comportamentais, através de uma intervenção atempada e adequada que evite males sociais mais graves.

As representantes das famílias presentes destacaram o impacto extremamente positivo que o Centro tem tido na vida das crianças e dos seus agregados familiares. Manifestaram ainda agradecimento pela iniciativa e solicitaram a ampliação de ações do género, de forma a abranger mais crianças e adolescentes, com especial atenção ao período das férias escolares, momento em que muitos jovens ficam com mais tempo livre e, por vezes, sem ocupações adequadas.

Durante o encontro, foram também discutidos desafios que afetam o bem-estar das crianças e adolescentes, e sublinhada a importância de uma maior responsabilização dos pais e familiares na sua educação, proteção e orientação positiva. A Secretária de Estado reforçou a necessidade de um acompanhamento próximo por parte da equipa técnica do Centro e do ICCA, bem como da mobilização de parcerias para dar resposta às necessidades identificadas no seio das famílias.

Este encontro constituiu um momento importante de diálogo, partilha e reforço de responsabilidades coletivas, com vista à promoção de uma infância protegida, com oportunidades e dignidade para todas as crianças e adolescentes de Cabo Verde.