A Secretária de Estado da Inclusão Social, Lídia Lima, presidiu hoje, 26 de setembro, em São Vicente, a Semana da Pessoa Idosa, numa parceria entre o Ministério da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Câmara Municipal e Associação ACATI.
A “Semana da Pessoa Idosa”, promovida pelo MFIDS, através da Direção-Geral da Inclusão Social em parceria com as Câmaras Municipais, decorre de 26 de setembro à 1 de outubro sob o lema “A proteção social da pessoa idosa: envelhecer com dignidade” e conta com a participação das pessoas idosas, instituições públicas e de solidariedade, sociedade civil e privadas.
No ato de abertura, Lídia Lima referiu que um dos objetivos fundamentais é mudar a forma de pensar e sentir o envelhecimento, afirmando que as pessoas precisam começar a sentir que o envelhecimento deve ser um processo saudável e que promove momentos de felicidade para todos os seres humanos.
“Outro objetivo é melhorar os serviços de cuidados para a terceira idade, e também a questão da participação da contribuição das pessoas idosas no processo de desenvolvimento da sociedade. Temos que promover espaços de capacitação das pessoas idosas, no sentido de ajudá-las a participar efetivamente no desenvolvimento das suas sociedades. Isso é de extrema importância”, assegura.
A Secretária de Estado lembrou que o Governo está a trabalhar com base no Cadastro Social Único e a assumir políticas com base nas informações que o Cadastro transmite acerca da população idosa e das suas condições de vida. Neste momento, estão registados no CSU cerca de 32.600 indivíduos a nível nacional, e desse número, mais de 9 mil são idosos que vivem em situação de pobreza extrema, 8 mil idosos que vivem na pobreza e 8 mil em situação de vulnerabilidade.
No caso de São Vicente, segundo diz, estão registados no CSU mais de 4 mil idosos, sendo que 584 estão a viver em situação de extrema pobreza, mil a viver na pobreza e 1300 em situação de vulnerabilidade.
“Perante estes dados, o Governo de Cabo Verde assume a sua responsabilidade. É por isso que, entre outras medidas, o Governo criou o Plano Nacional de Cuidados, que consiste na formação de cuidadores para prestarem melhor serviço aos nossos idosos”, afirma Lídia Lima, lembrando que também já foi criado o Estatuto para a Pessoa Idosa que será implementado a partir do próximo ano.
De 27 a 30 de setembro, as atividades serão realizadas em formato de participação conjunta e descentralizada com as Câmaras Municipais, ONGs, Associações Comunitárias e Entidades Religiosas. Com estas atividades, o MFIDS quer promover uma reflexão sobre a proteção, a todos os níveis da pessoa idosa na sociedade, enquanto direito desta camada da população e responsabilidade de todos - Família, Estado e Sociedade, com a finalidade de garantir um envelhecimento saudável.
O Ato Central do Dia Internacional das Pessoas Idosas, acontece no dia 1 de outubro na Cidade da Praia com uma Conferência Nacional sob o lema “Proteção da Pessoa Idosa: Envelhecer com Dignidade” no Palácio do Governo.