O Ministro de Estado, da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, fez esta afirmação durante o debate subordinado ao tema “A Mulher em São Nicolau - Fatos, Números e desafios”, enquadrado nas comemorações do Dia Internacional da Mulher, celebrado hoje, 8 de março, tendo como ato central na ilha de São Nicolau.
“Por um mundo digital inclusivo: inovação e tecnologia para a igualdade de género” é o tema que as Nações Unidas decidiram abordar, este ano, para assinalar o Dia Internacional da Mulher, ciente de que incorporar a perspetiva de género na inovação, tecnologia e educação digital de forma transformadora ajudaria mulheres e meninas a se tornarem mais conscientes dos seus direitos, fortalecer a sua ação e o seu ativismo.
Fernando Elísio Freire entende que para mudar o quadro e permitir que as mulheres estejam efetivamente em igualdade de oportunidades na sociedade, é necessário continuar a apostar na Educação. “Cabo Verde tem um cenário positivo para as meninas em termos de acesso e de permanência no sistema de ensino, mas continuamos a ter apenas 23% que decidem seguir os seus estudos universitários em áreas científicas”, notou o Ministro.
Neste sentido, de acordo com o Ministro, é preciso criar condições e incentivar a criação de empregos para meninas e mulheres, nestas áreas que constituem como oportunidades, não só a nível nacional como internacional. “Para que tudo isto se concretize, é imperativo que a participação e a liderança das meninas e das mulheres seja estimulada, apoiada e promovida em todas as áreas da sociedade, quer nas salas de aula, nas salas de reuniões, no poder local e nos Governos, para que as suas necessidades sejam efetivamente realizadas e as suas vozes sejam ouvidas”, admite o Governante.
É neste quadro que o Governo tem estado a trabalhar. O investimento no desenvolvimento digital sustentável e inclusivo tem sido uma aposta, com importantes projetos concluídos e outros em andamento, principalmente na área da educação e capacitação profissional, na disponibilização de serviços digitais e da infraestruturação digital.
Fernando Elísio Freire garante que a inovação e a tecnologia podem ainda ser um excelente aliado do Governo e da sociedade cabo-verdiana no cumprimento do Plano Nacional para a Igualdade de Género. “Nós poderemos utilizar a tecnologia para termos o empoderamento económico, fundamental para a afirmação das Mulheres na sociedade, mas também para o empoderamento na atividade política, determinante nas capacidades de tomada de decisão”, explica.
A tecnologia tem sido fundamental na luta contra a Violência Baseada no Género. É neste sentido que Fernando Elísio Freire aproveitou a ocasião para anunciar publicamente a criação da linha de Apoio VBG, com o número 800 18 18. Trata-se de uma linha de atendimento especializado, coordenada e suportada pelo ICIEG que pretende dar resposta a todos e a todas que procuram apoio psicológico, aconselhamento, informações e orientações referentes ao crime de VBG, sejam vítimas, familiares, conhecidos ou interessados nesta matéria. É uma linha gratuita, confidencial, acessível a partir de todas as redes fixas e móveis nacionais, estando já neste momento operacional, das 08h00 às 20h00, nos dias úteis.
“Para este ano, está garantida a efetivação do Fundo de Apoio à Vítima, que vai permitir mudar o paradigma de assistência à vítima, possibilitando, como tem sido feito até agora, o auxílio de urgência da vítima e dos seus dependentes”, garante o Ministro.
O debate foi promovido pelo Ministério da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, através do Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género, contando com o engajamento das duas Câmaras Municipais da ilha, Ribeira Brava e Tarrafal.
Ainda, no âmbito das comemorações, decorre na cidade do Tarrafal uma feira de agropecuária e o dia encerra com a realização à noite da gala “Amdjer de Nôs Terra”, na cidade de Ribeira Brava.