Cabo Verde participou hoje na abertura oficial da Segunda Cimeira Mundial de Desenvolvimento Social, que decorre em Doha, Qatar, reunindo líderes e representantes de 184 países para debater políticas globais de desenvolvimento inclusivo e sustentável.
À margem da Cimeira, o país integrou o Diálogo de Alto Nível sobre os Benefícios Sociais da Resiliência e o Investimento para os Estados Insulares Africanos e Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento.
Em representação do Governo de Cabo Verde, a Secretária de Estado da Inclusão Social, Lídia Lima, destacou o forte compromisso nacional com o desenvolvimento social sustentável, integrado e inclusivo, sublinhando o investimento contínuo no capital humano, no reforço da proteção social e na construção da resiliência nacional perante desafios como as alterações climáticas e outros choques externos.
Durante a intervenção, Cabo Verde partilhou as boas práticas de gestão e resposta a crises, evidenciando a capacidade institucional, a mobilização de recursos e o sentido de solidariedade nacional e internacional, que têm fortalecido a coesão social e o caminho do país rumo a um desenvolvimento cada vez mais inclusivo.
Com esta participação, Cabo Verde reafirma o seu compromisso em ser exemplo entre os Pequenos Estados Insulares, promovendo políticas de proteção social robustas, inclusão produtiva e desenvolvimento sustentável, baseadas na cooperação, solidariedade e partilha de boas práticas.
