Ultimas Notícias

Acompanhe as ultimas notícias do Ministério

“Cabo Verde definiu a Guiné-Bissau como um país parceiro e estratégico” – Fernando Elísio Freire

O Ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire fez esta afirmação ao realizar na manhã de hoje, 10 de maio, uma série de visitas na Guiné-Bissau, nomeadamente ao Presidente da República, Presidente da Assembleia Nacional, Vice-Primeiro Ministro, Secretária de Estado das Comunidades e às mulheres horticultoras do Campo Hortícola da Granja de Pessubé.

De acordo com Fernando Elísio Freire, o programa de visita naquele país é no sentido de reforçar as relações entre Cabo Verde e Guiné-Bissau. O Ministro reafirmou que Cabo Verde definiu a Guiné-Bissau como um país parceiro e estratégico, por várias razões, nomeadamente, de afetividade, de uma história comum, mas também por razões económicas e comerciais.

“Estamos agora a dar passos para a sua efetivação, nas áreas da agricultura, tecnologias, turismo, indústrias farmacêuticas, entre outras. São áreas em que há um campo enorme de oportunidades para os empresários cabo-verdianos e guineenses. É preciso as Entidades darem sinais fortes no sentido de criarem todo o ambiente necessário para que esta troca possa ocorrer”, assegura.

Fernando Elísio Freire adianta também que o objetivo é materializar acordos em áreas específicas como a Proteção Social, em que os dois países têm um objetivo comum de alargar a proteção social a toda a população.

“Somos uma economia marcada por muita informalidade e temos que trabalhar para que todos se formalizem e possam ter a proteção social. Por outro lado, na área da Igualdade, vamos desenvolver ações no sentido de permitir a igualdade de género, que é um objetivo fundamental. É uma questão de dignidade da pessoa humana haver igualdade de género nos dois países”, disse o Governante.

Na área da Inclusão, Fernando Elísio Freire demonstrou que Cabo Verde tem um projeto já consolidado a nível do Cadastro Social Único que permitiu focalizar, identificar e direcionar todas as políticas públicas para os grupos mais vulneráveis.

Neste sentido, Guiné-Bissau mostrou abertura em implementar esta medida no país, com o apoio do Governo de Cabo Verde. “Disponibilizamos para isso e temos que continuar a trabalhar para que as nossas Democracias se consolidem e que os nossos povos se unem ainda mais”, afirmou o Ministro.

Recorde-se que o ponto alto da missão de trabalho na Guiné-Bissau foi a assinatura dos Memorandos de Entendimento nas áreas da Família, Género e Inclusão Social, bem como nas áreas do Trabalho e da Segurança Social, visando o reforço da Cooperação Técnica entre os dois países.