Ultimas Notícias

Acompanhe as ultimas notícias do Ministério

“A realização do African Caucus 2023 em Cabo Verde é um sinal de credibilidade do país como sendo relevante no Continente Africano” – Fernando Elísio Freire

O Ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, fez esta afirmação ao fazer um balanço “extremamente positivo” da missão de serviço a ilha do Sal, onde também participou no encontro anual do African Caucus 2023, evento que reuniu Ministros das Finanças, governadores africanos e destacados representantes do Grupo do Banco Mundial (GBM) e do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Fernando Elísio Freire esteve presente na cerimónia de abertura da African Caucus e nos painéis “Formalização da Economia Informal: A Experiência de Angola” e “Desenvolvimento do Setor Privado na África: O Caso dos Pequenos Estados Africanos”.

De acordo com o Ministro, o referido encontro foi uma grande oportunidade para o Governo de Cabo Verde demonstrar todo o seu empenho no sentido de trabalhar em conjunto com os Estados Africanos para a erradicação da pobreza extrema.

“Cabo Verde já deu o mote, definindo esta grande ambição como um ato ético e de dignidade da pessoa humana. Desenvolvemos todos os financiamentos e mecanismos de acesso aos mercados com o objetivo de melhorar as condições de vida das pessoas, eliminarmos as desigualdades e erradicarmos a pobreza extrema”, afirmou o Governante.

De referir que a African Caucus 2023 entre 07 e 08 de julho no Sal, sob o lema “Novas Modalidades e Mecanismos para Financiar o Desenvolvimento Económico em África”. Foram mais de 300 participantes de 66 nacionalidades diferentes, com o objetivo de organizar e articular estratégias e ações de interesse comum para a África.

Por outro lado, Fernando Elísio Freire garante que a visita a ilha do Sal foi muito produtiva, tendo demonstrado que o Governo adotou políticas que estão a impactar a vida das pessoas, com acesso ao Rendimento Social de Inclusão, Inclusão Produtiva, acompanhamento familiar e desenvolvimento de uma estrutura de suporte intermédio às famílias, através de creches, jardins-de-infância, escolas, bem como centros de adolescência.

“A nível nacional são cerca de três mil famílias e na ilha do Sal, neste momento, estão identificadas 50 famílias. Vamos trabalhar com as organizações da sociedade civil no sentido de desenvolvermos um projeto que tem a ver com crianças e adolescentes que vivem na rua. Vamos criar programas específicos para criarmos uma solução estruturada para a problemática das crianças de e na rua”, refere o Ministro.  

Durante a sua estadia na ilha do Sal, entre outras atividades, Fernando Elísio Freire presidiu um Atelier sob o lema “Por uma Proteção Social mais abrangente” promovido pelo INPS, e manteve um encontro com os beneficiários do Rendimento Social de Inclusão 2023.