A Secretária de Estado da Inclusão Social, Lídia Lima, presidiu hoje, 18 de novembro, à cerimónia de homenagem à Associação de Amigos de Cabo Verde na Suécia, no âmbito das comemorações do 42º aniversário da Associação Juvenil Black Panthers.
Uma delegação da Associação de Amigos de Cabo Verde na Suécia, parceira da Fundação Black Panthers, está em Cabo Verde de 15 a 19 deste mês, para participar nas atividades comemorativas, este ano subordinado ao tema: “Black Panthers e comunidade juntos por uma Várzea mais inclusiva”.
Lídia Lima aproveitou a ocasião para dar os parabéns à Associação Black Panthers pelo trabalho que tem desenvolvido na sociedade, principalmente no bairro da Várzea, reconhecendo que as Associações têm um papel fundamental, uma vez que estão nas comunidades, conhecem as pessoas e as suas dificuldades.
A Secretária de Estado lembrou que o Governo tem vindo a trabalhar com as associações e a subsidiar várias associações, ajudando-lhes a implementar projetos sociais dirigidos principalmente para grupos mais vulneráveis, nomeadamente idosos, crianças e pessoas com deficiência.
“Pretendemos continuar a fazer este trabalho de mobilização de esforços e recursos financeiros para ajudar essas associações a implementarem estes projetos”, garantiu Lídia Lima.
Por outro lado, a Governante afirmou que, brevemente, as associações vão poder concorrer a financiamentos, com alguns critérios bem definidos, no sentido de garantir maior transparência e maior rigor na implementação dos projetos.
Lídia Lima apelou ainda a uma maior solidariedade entre os cabo-verdianos dentro e fora do país.