Terminou hoje, 13 de maio, na cidade de Santa Maria, ilha do Sal, a Conferência Regional sobre Cuidados Infantis na África Ocidental, sob o lema “Fortalecendo os Cuidados Infantis na África Ocidental: Desafios e Oportunidades”. Durante dois dias, representantes de 17 países da região partilharam experiências e refletiram sobre estratégias para melhorar os sistemas de cuidados infantis.
Na cerimónia de encerramento, presidida pelo Ministro do Estado, da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social de Cabo Verde, Fernando Elísio Freire, foram destacados os avanços de Cabo Verde na construção de um sistema nacional de cuidados, nomeadamente com a criação da profissão de cuidador formal, a capacitação de centenas de profissionais, o apoio aos cuidadores informais e o desenvolvimento de uma estratégia nacional para o setor até 2030.
Como principal resultado da conferência, foi elaborada a Declaração do Sal – Compromisso para os Cuidados Infantis em Cabo Verde, documento que consagra o empenho dos países participantes na implementação de políticas e serviços de cuidados infantis mais integrados, inclusivos e sustentáveis, com prioridade para as crianças em maior situação de vulnerabilidade.
Este encontro reforçou a importância da cooperação regional, da definição de quadros legais e orçamentais próprios, e da valorização dos profissionais do setor, reafirmando que investir na primeira infância é investir no futuro da região.
Leia na integra o discurso do Ministro do Estado, da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social de Cabo Verde, Fernando Elísio Freire no link https://shorturl.at/Ond4L