O Ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, anunciou hoje, que a ilha da Boa Vista irá receber neste ano de 2025, através do Fundo Adicional, várias iniciativas para fortalecer a rede de cuidados infantis, incluindo a melhoria das infraestruturas, a ampliação do acesso a creches e pré-escolar, o apoio à formação de cuidadores e o incentivo a pequenos negócios no setor.
O anúncio foi feito esta manhã durante à entrega de um conjunto de kits de materiais didáticos ao jardim infantil Dora, na Vila de Sal Rei, uma iniciativa inserida na política do Governo de apoio à Família, visando garantir o acesso das crianças à creche e à educação pré-escolar.
Segundo o Ministro, este investimento enquadra-se na estratégia nacional do Governo e assinala uma nova fase no setor da infância, com enfoque na expansão do acesso a creches. Para esse efeito, foi criado um Fundo Adicional de cerca de quatro milhões de dólares, destinado às ilhas da Boa Vista, Sal, São Vicente e Santiago, que beneficiará aproximadamente mil crianças.
“Na ilha da Boa Vista, o programa irá beneficiar 150 crianças e contempla a criação de um novo jardim na zona de Dubai, bem como a reabilitação de três infraestruturas existentes, localizadas na Vila de Sal Rei e Estância de Baixo. O objetivo é expandir a oferta de serviços de creche. Para além disso, será reforçado o programa de formação para monitores, incentivando-os a abrirem os seus próprios espaços de infância, aumentando assim a capacidade de resposta às necessidades da comunidade”, afirmou o Governante.
Também este ano a ilha terá uma delegação do ICCA e mais um Centro de Dia na cidade de Sal Rei, já que em Rabil já está a funcionar um Centro de dia Inaugurado no ano passado, no âmbito do Fundo Mais.
Estes investimentos na ilha das Dunas alinham-se com outras ações já implementadas pelo Governo no Bairro Boa Esperança na área da inclusão, nomeadamente o acesso à água e energia e a erradicação dos assentamentos informais.
Para além da expansão do acesso aos cuidados infantis por meio da ampliação dos subsídios para cuidados infantis, incluindo a frequência da creche e pré-escolar para crianças de agregados familiares mais pobres, pertencentes ao grupo I e II do CSU (Cadastro Social Único), o fundo adicional vai reforçar as ações de capacitação para cuidadores de infância, incluindo a atribuição de kits de materiais ludo-pedagógicos para aqueles que já desempenham a função, e a realização de programas de capacitação para os gestores das creches.