Ultimas Notícias

Acompanhe as ultimas notícias do Ministério

𝐃𝐞𝐥𝐞𝐠𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐝𝐚 𝐂𝐄𝐃𝐄𝐀𝐎 𝐯𝐢𝐬𝐢𝐭𝐚 𝐌𝐅𝐈𝐃𝐒 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐬𝐞𝐠𝐮𝐢𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨 𝐝𝐨𝐬 𝐫𝐞𝐬𝐮𝐥𝐭𝐚𝐝𝐨𝐬 𝐝𝐨 𝐏𝐫𝐨𝐣𝐞𝐭𝐨 𝐝𝐞 𝐀𝐩𝐨𝐢𝐨 𝐚̀𝐬 𝐕𝐢́𝐭𝐢𝐦𝐚𝐬 𝐝𝐚𝐬 𝐈𝐧𝐮𝐧𝐝𝐚𝐜̧𝐨̃𝐞𝐬 𝐝𝐞 𝟐𝟎𝟐𝟐/𝐀𝐩𝐨𝐢𝐨 𝐍𝐮𝐭𝐫𝐢𝐜𝐢𝐨𝐧𝐚

O Ministério da Família, Inclusão e Desenvolvimento, chefiada pela Secretária de Estado da Inclusão Social, Lídia Lima, recebeu, esta manhã, uma Delegação da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), no âmbito do acompanhamento resultados do Projeto de Apoio às Vítimas das Inundações de 2022/Apoio Nutricional, financiado pela organização.

O projeto visa desenvolver iniciativas para melhorar as condições habitacionais das famílias em extrema pobreza, que no decorrer das últimas chuvas de 2022 viram as suas habitações mais degradadas, reduzindo assim o risco de desabamento e garantindo a segurança das famílias e implementar ações para melhorar o acesso ao serviço público de saneamento básico. 

Ainda, o mesmo projeto vista o reforço das atividades geradoras de rendimento que promovam o acesso das famílias a condições de rendimento sustentáveis reduzindo os riscos de doenças e promovendo a saúde pública e desenvolver ações que respondam às necessidades imediatas das famílias em situação de pobreza, garantindo o acesso a alimentos essenciais para uma nutrição adequada.

Os beneficiários do projeto são famílias representantes dos agregados familiares pobres com crianças pequenas e adolescentes e/ou com dependentes (Pessoas idosas, doentes Crónicos, Pessoas com Deficiência), preferencialmente agregados monoparentais, inseridos no CSU e mulheres e jovens que precisam reforçar suas atividades geradoras de rendimento, bem como contribuir para desenvolvimento do micro empreendedorismo nas suas comunidades que estejam inscritos no CSU.

A Secretária de Estado destacou a importância do projeto, que está centrado no apoio às Vítimas das Inundações de 2022/Apoio Nutricional e fortalecimento das atividades geradoras de rendimento, promovendo o acesso das famílias a meios de subsistência sustentáveis, criando oportunidades para mulheres, jovens e famílias em situações vulneráveis.

“A expectativa é que a delegação veja o impacto das ações implementadas e perceba que apoiar Cabo Verde com projetos como este é fundamental para combater a pobreza extrema e ajudar, principalmente as famílias mais afetadas pelas inundações de 2022”, afirmou.

O projeto tem como principais beneficiárias famílias com crianças pequenas, adolescentes, idosos, pessoas com deficiência ou doenças crônicas, e inclui, prioritariamente, agregados familiares monoparentais, mulheres chefes de família e jovens que buscam fortalecer suas atividades econômicas. Para além disso, as famílias estão sendo assistidas na criação de negócios sustentáveis, que contribuirão para o desenvolvimento das microempresas locais.

Em relação aos resultados já alcançados, a Secretária de Estado avançou que mais de 560 famílias estão sendo beneficiadas, com 200 mulheres envolvidas em atividades geradoras de rendimento, e 80 famílias sendo assistidas com a construção de casas de banho e reabilitação de habitações.

O projeto está alinhado com a estratégia nacional de erradicação da pobreza extrema, que envolve esforços conjuntos entre o Governo de Cabo Verde e seus parceiros nacionais e internacionais.

Lídia Lima, ainda, reforçou que, com o apoio da CEDEAO, o país tem conseguido avançar em áreas como habitação, alimentação e acesso a serviços de saneamento básico, que são fundamentais para garantir a dignidade e o bem-estar das famílias mais vulneráveis.