Ultimas Notícias

Acompanhe as ultimas notícias do Ministério

𝐒𝐄𝐈𝐒 𝐩𝐚𝐫𝐭𝐢𝐜𝐢𝐩𝐚 𝐧𝐚 𝐂𝐨𝐧𝐟𝐞𝐫𝐞̂𝐧𝐜𝐢𝐚 𝐃𝐢𝐚́𝐬𝐩𝐨𝐫𝐚 𝐞𝐦 𝐃𝐞𝐬𝐞𝐧𝐯𝐨𝐥𝐯𝐢𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨 - 𝐌𝐢𝐠𝐫𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐂𝐚𝐛𝐨-𝐯𝐞𝐫𝐝𝐢𝐚𝐧𝐚 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐒𝐚̃𝐨 𝐓𝐨𝐦𝐞́ 𝐞 𝐏𝐫𝐢́𝐧𝐜𝐢𝐩𝐞

A Secretária de Estado da Inclusão Social, Lídia Lima, participou no passado dia 14 de dezembro na Conferência Diáspora em Desenvolvimento - Migração Cabo-verdiana para São Tomé e Príncipe, promovida pelo Ministério das Comunidades em parceria com a Associação Cabo-verdiana de Ação Social em São Tomé e Príncipe (ACAS-STP).

A Conferência, que aconteceu em São Tomé e Príncipe, teve como o principal objetivo proporcionar um espaço de diálogo e reflexão sobre o passado, o presente e o futuro da diáspora cabo-verdiana naquele país, bem como debater as implicações históricas e sociais da migração e traçar metas para melhorar a qualidade de vida e a integração dos cabo-verdianos e seus descendentes na sociedade santomense.

A Secretária de Estado participou no evento, na qualidade de Conferencista, em que abordou o tema Efeitos subsequentes das Comunidades Cabo-verdianas Emigradas: Políticas Socioeconómicas e Culturais, nomeadamente as atribuições de pensões aos membros da comunidade emigrada em situação de vulnerabilidade social e económica, bolsas de estudos, formações técnicas e profissionais, ensino superior aos jovens descendentes e outros acordos bilaterais entre Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.

O Governo de Cabo Verde também atribui pensões aos membros das comunidades emigradas em situação de vulnerabilidade em São Tomé e Príncipe, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau e Senegal, visando garantir a proteção social dos cabo-verdianos que vivem em situação de pobreza extrema nas comunidades emigradas. Neste momento, 1.271 os cabo-verdianos a beneficiam dessa prestação social em cinco países, sendo que o valor das pensões foi duplicado no ano de 2019.

De recordar que, o Governo de Cabo Verde e de São Tomé e Príncipe realizaram recentemente (entre 2022 e 2023) acordos de cooperação na área da formação profissional e do ensino superior que vem sendo executados, com a atribuição de vagas e bolsas de estudos nas instituições de formação e ensino de Cabo Verde.