O Ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, presidiu esta manhã a abertura da Sessão Pública de lançamento da Auditoria de Desempenho Coordenada sobre a Violência de Gênero (ACBVG) nos PALOP e Timor-Leste, organizado pelo Tribunal de Contas de Cabo Verde.
O evento tem como objetivo dar visibilidade internacional ao início dos trabalhos da referida auditoria que se seguirão num workshop de capacitação com cerca de 25 auditores dos PALOP e Timor-Leste na metodologia de auditoria de desempenho coordenada e com a sua familiarização com a temática da Violência Baseada no Género. O referido workshop será realizado entre os dias 03 e 06 de dezembro próximo.
Na sua intervenção, Freire enfatizou que a violência baseada no gênero é um problema transversal que afeta milhões de pessoas ao redor do mundo, perpetuando ciclos de desigualdade e pobreza.
"A VBG é uma forma de exclusão que afeta homens e mulheres, independentemente de sua raça, classe social ou localização geográfica", disse, destacando os danos físicos, emocionais e psicológicos que essa violência causa, especialmente às mulheres, grupo mais vulnerável.
De acordo com o Ministro, além de afetar os direitos humanos fundamentais, a violência de gênero compromete o desenvolvimento humano e sustentável dos países, impactando diversas esferas, como a social, política, econômica e cultural. "A VBG não só prejudica a vida dos indivíduos, mas também coloca em risco o futuro de toda a nação", alertou.