O Ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, em representação ao Vice-Primeiro Ministro e Ministro das Finanças, Olavo Correia, presidiu hoje, 18 de outubro, a conferência "Desafios e Oportunidades no Sistema Bancário de Cabo Verde", organizada pela PSO, com o apoio da PwC.
Durante a sua intervenção, o Ministro destacou a importância da modernização do sistema bancário cabo-verdiano, ressaltando que o Governo e o Banco Central têm promovido reformas significativas no setor financeiro, incluindo a criação de instituições como ProEmpresa, ProGarante, ProCapital e ProImpacto, que apoiam as PME.
Nisto, Freire sublinhou a resiliência demonstrada pela economia cabo-verdiana após a crise pandémica, apontando indicadores de crescimento, como a previsão de um crescimento de 5,3% da economia em 2025 e a estabilização da taxa de desemprego nos 8,2%.
"O foco do Governo para o Orçamento de Estado de 2025 será a promoção de investimentos, emprego e inclusão social" afirmou o Ministro realçando o compromisso do Governo com a transição digital e a inclusão financeira, de modo a garantir o acesso aos serviços bancários, especialmente para as populações mais vulneráveis e em áreas remotas.
O Ministro reforçou que a digitalização do setor financeiro é essencial para promover o desenvolvimento económico inclusivo e criar oportunidades para jovens e mulheres.
Para concluir, o Ministro reafirmou o compromisso do Governo em continuar a trabalhar com o setor financeiro para criar um ambiente favorável ao crescimento económico sustentável, apelando à colaboração entre os diversos atores do setor para garantir o sucesso das reformas em curso e o desenvolvimento do país.