A Secretária de Estado da Inclusão Social, Lídia Lima, presidiu hoje, 21 de setembro, a cerimónia de abertura da Conferência Internacional "Mulheres com Propósito", organizada pelo Movimento Internacional dos Direitos Humanos. O evento, realizado no contexto do Dia Internacional da Paz, destaca o papel essencial das mulheres na promoção da paz e da inclusão social.
Na sua intervenção, Lídia Lima sublinhou a importância de iniciativas que promovam a reflexão e o debate sobre a paz, especialmente num cenário global marcado por crescentes conflitos e tensões. "Hoje é um dia especial, não só porque celebramos o Dia Internacional da Paz, mas também porque esta conferência nos proporciona um espaço para partilhar experiências e refletir sobre o contributo das mulheres para a construção de sociedades mais pacíficas", afirmou.
A Secretária de Estado enfatizou o papel das mulheres na educação e na construção de atitudes e comportamentos que fomentam a paz desde a infância. "O instinto protetor da mulher e o seu papel como mãe e educadora são fundamentais para a promoção de valores éticos e morais que contribuem para a manutenção da paz. É preciso envolver cada vez mais as mulheres nos processos de prevenção e resolução de conflitos, assim como nas instâncias de decisão política", destacou.
Com a participação de oradoras nacionais e internacionais, a conferência "Mulheres com Propósito" é uma plataforma para discutir como as mulheres podem continuar a ser agentes de mudança na defesa dos direitos humanos e na promoção da paz.