O Ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire visitou, na manhã de hoje, o Centro do Dia "Irmã Leandra" e o Lar de Idosos, no município do Tarrafal, aproveitando para, ao concluir a sua missão na ilha, fazer um balanço positivo da visita, destacando os avanços já alcançados, mas também sublinhando os desafios ainda presentes, especialmente na área de proteção de qualidade para pessoas idosas e crianças. "O balanço é extremamente positivo, mas reconhecemos que há desafios que precisamos superar, principalmente no que se refere ao reforço dos serviços de proteção social", afirmou o Ministro.
Estando o município do Tarrafal de São Nicolau apetrechado com um Centro de Dia para crianças, atendendo atualmente 21 crianças, e um Lar de Idosos, com quatro residentes, Elísio Freire salientou a necessidade de expandir esses serviços, mencionando que três cuidadores serão introduzidos para prestar cuidados domiciliares às pessoas idosas, visto que, "Tarrafal de São Nicolau tem cerca de 20 pessoas idosas que necessitam de cuidados domiciliares, e estes três cuidadores irão suprir essa necessidade inicial", explicou.
O Ministro também adiantou que, no próximo ano, através das diretrizes do Fundo de Proteção Social, será reforçada a proteção às pessoas idosas e crianças no município, com o objetivo de garantir uma maior cobertura e inclusão. Reconhecendo-se o muito já foi feito, torna-se necessário continuar a trabalhar para assegurar que todos os serviços de proteção social cheguem a toda a população, tanto no município quanto na ilha.