Cumprindo o seu segundo dia de visita à ilha de São Nicolau, o Ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, participou hoje de um importante encontro com novos beneficiários dos programas de Rendimento Social de Inclusão (RSI) e Inclusão Produtiva na Ribeira Brava. Com uma agenda focada no acompanhamento e monitoramento das políticas sociais implementadas pelo Governo, o encontro serviu para informar os beneficiários sobre a implementação do programa, além de auscultar as suas expectativas em relação ao apoio social oferecido.
Durante o encontro, o Ministro destacou a importância do RSI, um programa lançado em 2018 e que tem impactado positivamente a vida de muitas famílias em Cabo Verde. No Município de Ribeira Brava, cerca de 139 famílias estão atualmente a beneficiar deste programa. Além do acesso ao rendimento, o programa de Inclusão Produtiva oferece formação profissional, permitindo que os beneficiários adquiram autonomia e possam gerir as suas vidas de forma independente, tendo em conta que o RSI tem uma duração de até dois anos.
“Estamos aqui para explicar o programa, que existe desde 2018 e que tem de facto impactado positivamente a vida das pessoas. Para além do acesso ao rendimento social de inclusão, que são cerca de 139 famílias aqui no município de Ribeira Brava, também temos um programa de inclusão produtiva. Este programa visa formar e capacitar as pessoas, proporcionando-lhes a oportunidade de escolherem uma profissão, para que, ao final do período de dois anos, possam gerir as suas vidas com autonomia", explicou o Ministro.
Conforme explicou, o Governo oferece um programa de acompanhamento familiar durante todo o processo de formação e inclusão produtiva, sendo que existe também um apoio específico para que as famílias possam frequentar as formações sem se preocuparem com os cuidados das crianças, através de um programa de creches e jardins de infância. Além disso, o Governo atua em várias áreas, como saúde, educação, habitação e cuidados domiciliários, com medidas como a isenção da taxa moderadora de saúde, transporte escolar, bolsas de estudo, kits escolares e a construção de habitações sociais.
"Este ano, Ribeira Brava vai contar com três cuidadores que irão prestar assistência ao domicílio para pessoas idosas, com deficiência ou crianças dependentes, algo extremamente novo no município. Esta abordagem integrada de políticas sociais é fundamental para alcançarmos a erradicação da pobreza extrema em Cabo Verde", afirmou o Ministro.