Dando sequência as entregas dos Centros de Dia, implementados no âmbito do Fundo Mais, foram inaugurados esta tarde, mais dois novos Centros na cidade da Praia, situadas em São Pedro e Achada Santo António.
Estes Centros representam um esforço contínuo para proporcionar um ambiente seguro e educativo para crianças em situação de risco e vulnerabilidade social. Os dois novos centros vão se juntar aos das ilhas da Boa Vista, São Vicente e Sal, totalizando seis dos onze Centros que serão entregues até o final do ano.
A criação dos Centros de Dia visa reforçar as medidas de promoção e proteção dos direitos das crianças e adolescentes, oferecendo assistência diária a jovens de ambos os sexos, com idades entre 6 e 17 anos, promovendo o desenvolvimento pessoal e social dos jovens e fortalecendo o apoio às suas famílias.
A cerimónia de inauguração foi presidida pelo Ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, que destacou a importância desses centros, enquanto estruturas de proteção às crianças, para além de serem espaços onde possam brincar e ocupar os seus tempos livres, num horário contrário ao da escola e durante as férias, permitindo que os pais trabalhem tranquilamente.
"É importante o Estado garantir que tem estruturas para que as crianças, pós-horário escolar, possam estar em espaços seguros, onde possam aprender, estudar, brincar e terem proteção. As mães e os pais poderão ir trabalhar tranquilamente sabendo que as crianças estão num espaço seguro, gerido por uma ONG através de concurso e supervisionado pelo ICCA,” afirmou o Ministro.
Financiados pelo Fundo Mais, em cerca de 120.000 contos, o Governo prevê, ainda, inaugurar na Cidade da Praia, Centros de Dia nas zonas de Alto da Glória, Tira Chapéu e Achada Grande Frente, para além de mais 2 Centros de Emergência Infantil, sendo um em Santo Antão e outro em Santiago Norte.