Ultimas Notícias

Acompanhe as ultimas notícias do Ministério

𝐆𝐨𝐯𝐞𝐫𝐧𝐨 𝐞𝐧𝐭𝐫𝐞𝐠𝐚 𝟐𝟐 𝐡𝐚𝐛𝐢𝐭𝐚𝐜̧𝐨̃𝐞𝐬 𝐫𝐞𝐚𝐛𝐢𝐥𝐢𝐭𝐚𝐝𝐚𝐬 𝐞𝐦 𝐒𝐚̃𝐨 𝐏𝐞𝐝𝐫𝐨 𝐞 𝐏𝐞𝐧𝐬𝐚𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨 – 𝐏𝐫𝐚𝐢𝐚

22 famílias dos bairros de São Pedro e Pensamento receberam esta manhã as suas habitações totalmente reabilitadas, no âmbito do Programa de Regeneração do Habitat (PRH). 

As intervenções nas casas incluem reabilitação dos tetos, construção de casas de banhos e cozinhas, reboque, pinturas e recuperação das fachadas.

O PRH se enquadra na política habitacional do Governo de Cabo Verde e visa reduzir significativamente o défice qualitativo de alojamentos residenciais das famílias mais vulneráveis no município da Praia até 2026.

Com financiamento do Banco Mundial em cerca de 562 500 000 ECV, o PRH vai abranger 22 Bairros da Cidade da Praia, e um total de 700 casas.

Os objetivos do PRH são a melhoria da qualidade de vida das famílias, particularmente mulheres e jovens, frequentemente afetadas por condições de habitação precárias, riscos de inundação, estruturas inadequadas, falta ou inadequação de sistemas sanitários e instalações de cozinha.

A entrega oficial foi efetuada hoje pelo Ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire e pela Ministra das Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habitação, Eng.ª Eunice Silva. 

Durante o evento, o Ministro destacou a importância do programa e as metas futuras, sendo um projeto do Governo de Cabo Verde, estruturado e articulado com as políticas de inclusão que pretende proporcionar habitação digna às famílias.

“Até agora, cerca de 300 habitações estão em processo de construção ou em fase de concurso. Mas a nossa meta é reabilitar 750 moradias na cidade da Praia. Iremos continuar em outros bairros da cidade e em outras localidades de Cabo Verde. Esta é uma medida estruturante do governo para assegurar que as famílias tenham acesso à habitação digna, resolvendo um grande problema do nosso país", afirmou o ministro.

Relativamente aos critérios de seleção das casas reabilitadas, o Governante disse que a escolha das famílias beneficiadas foi feita através do Cadastro Social Único, garantindo transparência e justiça na distribuição das habitações.

“As 22 famílias do bairro de Pensamento foram selecionadas por realmente necessitarem das melhorias nas suas casas. Com este programa, estamos impactando diretamente a vida de muitas famílias, melhorando substancialmente a sua qualidade de vida", ressaltou o ministro.

O Ministério da Habitação é responsável pela construção, articulação e acompanhamento dessas moradias.

Este programa demonstra o compromisso do Governo de Cabo Verde com a inclusão social e o desenvolvimento, buscando soluções para melhorar as condições de habitação e, consequentemente, a qualidade de vida dos cidadãos.