A Secretária de Estado da Inclusão Social, Lídia Lima, presidiu hoje ao lançamento da campanha "PROTEJA – Crianças e Adolescentes Livres da Violência Sexual" no município do Tarrafal de Santiago, promovida pelo Ministério da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social através do Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA). Este evento marca mais uma etapa importante no combate à violência sexual contra crianças e adolescentes em Cabo Verde.
A campanha "PROTEJA" tem como objetivo principal fomentar a comunicação para promover uma mudança efetiva de atitudes e comportamentos em prol da proteção dos mais jovens. A iniciativa, segundo a Secretária de Estado, "pretende chegar a todas as localidades do nosso país, a todas as famílias, a todas as pessoas, à sociedade de uma forma geral, para levarmos informação".
Lídia Lima destacou a importância de lançar a campanha em diversos meios, incluindo a mídia, comunidades e escolas. "Queremos continuar com essas ações bem próximas das populações, no sentido de dialogarmos também nesses momentos com a população, com os setores, com os parceiros, com as próprias crianças," afirmou.
O evento em Tarrafal segue-se a outros lançamentos já realizados na cidade da Praia e na ilha do Fogo. A Secretária de Estado ressaltou que o ICCA tem estado bem próximo das populações desde o início do mandato, reforçando a comunicação com as famílias e a população em geral.
Durante o evento, Lídia Lima sublinhou a importância da sensibilização e da informação. "Os técnicos estiveram aqui no final de semana a fazer campanha porta a porta, a dialogar com as pessoas dentro das suas casas, a visitar as pessoas para levar a informação. Essa é uma ação importante, porque, como eu disse, nós temos um conjunto de instrumentos legais e projetos a serem desenvolvidos, mas temos também de fazer essa parte de comunicar bem," explicou.
A Secretária de Estado também destacou que o governo está a trabalhar para fazer mais, mas que é fundamental que a sociedade assuma a sua parte de responsabilidade. "Todos somos responsáveis perante aquilo que de ruim acontece com as nossas crianças e, desta forma, o Governo, o Estado de Cabo Verde, assume a sua parte," afirmou.
A campanha "PROTEJA" terá continuidade até ao final do mandato, com possibilidade de revisão ou renovação conforme a dinâmica das necessidades. Lídia Lima mencionou a criação de um centro de emergência infantil em Santiago do Norte, para reforçar os serviços do ICCA em situações de emergência que afetam crianças, como casos de abuso sexual.
"Estamos a reforçar as estruturas de proteção da infância, com a criação de centros de dia e a melhoria das condições laborais dos técnicos do ICCA," concluiu a Secretária de Estado.