O Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA) realizou na tarde de hoje uma conversa aberta com o tema "Amor na Família". O evento contou com a participação da Secretária de Estado de Inclusão Social, Lídia Lima, que abordou a importância do apoio governamental e familiar no desenvolvimento das crianças e adolescentes.
Durante a sua intervenção, Lídia Lima enfatizou que o Governo de Cabo Verde tem implementado diversos programas e projetos para apoiar crianças em situação de vulnerabilidade e as suas famílias, destacando o papel crucial que o ICCA desempenha ao acolher crianças em centros especializados como o Centro Nós Kaza, Centro de Emergência, e Centro de Lém Cachorro.
A Secretária de Estado sublinhou a necessidade de uma colaboração estreita entre o Governo e as famílias, pois o Governo, conforme explica está comprometido em garantir uma infância tranquila e feliz para as crianças, mas as famílias também precisam assumir as suas responsabilidades diárias, oferecendo amor, carinho e acompanhamento às crianças.
“O Governo está aberto ao diálogo com as famílias, visando reforçar a implementação de programas sociais através do ICCA. Esses programas incluem o Rendimento Social de Inclusão, a Inclusão Produtiva, e o apoio à frequência de creches e jardins de infância para crianças de famílias em situação de pobreza. Além disso, temos o apoio integrado às famílias, que abrange despesas com educação, saúde e alimentação.
A governante mostrou, ainda, que apesar dos esforços estatais, o papel fundamental das famílias não pode ser substituído.
“O Governo tem atuado com parcerias estratégicas com associações, a sociedade civil, e parceiros internacionais para maximizar o impacto dos programas sociais,” sublinha.
Lídia Lima concluiu reafirmando o compromisso do Governo em eliminar a pobreza extrema e garantir uma infância feliz e segura para todas as crianças em Cabo Verde, destacando a importância do envolvimento contínuo das famílias e da sociedade no desenvolvimento sustentável do país, através de diálogo constante, estímulo e encorajamento mútuo.