O Ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, presidiu esta tarde ao encerramento da Conferência Internacional “Imigração em Cabo Verde: Cooperação e parcerias na promoção da integração de imigrantes”. O evento, promovido pela Alta Autoridade para a Imigração, marcou um marco significativo na jornada de Cabo Verde em direção à integração e colaboração no cenário global da imigração.
O Ministro Fernando Elísio Freire, na sua intervenção, expressou a sua gratidão à Alta Autoridade pela organização impecável do evento, destacando-o como um símbolo do progresso institucional de Cabo Verde na área da imigração. Conforme o mesmo a realização desta conferência é prova do compromisso do Governo em promover parcerias sólidas e cooperação internacional para uma imigração inclusiva.
“Quero expressar os meus agradecimentos a todas as entidades envolvidas na conferência, locais e estrangeiras, incluindo associações, bem como as universidades que colaboraram para tornar o evento possível. É importante termos a participação de todos para a construção de um diálogo inclusivo e promoção de políticas migratórias eficazes e humanitárias”, afirmou o Ministro.
O Governante aproveitou a oportunidade para reafirmar o compromisso do governo de Cabo Verde na área da imigração, particularmente em buscar um segundo projeto COOP4INT, depois do sucesso do projeto inicial. Neste sentido, o mesmo avançou que a questão vai ser introduzido na próxima Cimeira de Cooperação entre Cabo Verde e Portugal.
Outro compromisso mencionado foi a garantia da sustentabilidade das políticas de imigração de Cabo Verde, destacando os esforços para não depender exclusivamente de projetos externos. Segundo o Ministro, o país já regista avanços significativos já alcançados, incluindo medidas como Unidades Locais de Atendimento, reformas legislativas e iniciativas de integração, como o serviço de tradução e a linha telefônica para emigrantes.
Além disso, o Ministro abordou a questão urgente do tráfico internacional de migrantes, destacando a determinação do governo em adotar uma abordagem de tolerância zero e garantir o tratamento humano e digno dos indivíduos afetados.
“Temos planos para regulamentar os apoios sociais e estabelecer centros de instalação provisória para aqueles que chegam a Cabo Verde como vítimas desse tráfico. Vamos cumprir as regras internacionais e promover uma política de imigração baseada no respeito aos direitos humanos e na cooperação global, assegurou o Ministro, destacando a importância de ações locais e estratégias globais para enfrentar os desafios complexos da migração.
Para concluir, Freire reafirmou o compromisso do governo cabo-verdiano em ser um país acolhedor e comprometido com os mais altos padrões de integração e respeito pelos direitos humanos no cenário global da migração.