Dando continuidade a sua agenda de trabalho às ilhas do Fogo e Brava, o Ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, realizou na tarde de hoje, 02 de abril, uma visita à ação de capacitação dos cuidadores de infância em São Filipe e fez entrega de matérias pedagógicos à algumas creches.
Na sequência, Fernando Elísio Freire falou sobre a Política Nacional de Cuidados, com a generalização de monitores em todo o país, sendo que neste ano o Governo vai disponibilizar mais 60 cuidadores para os vários jardins de infância e centros de dia.
“Neste momento, estamos a finalizar o Estatuto do Cuidador Informal que irá permitir que nas localidades onde não existe um jardim de infância ou creche, as pessoas possam adaptar as respectivas residências para receber crianças enquanto os pais vão trabalhar. Desta forma, estamos a criar um quadro de proteção da criança, lá onde não existem estruturas formais de creches e jardins de infância”, realça o Governante.
Por outro lado, o Ministro informou que o Governo está a reforçar tudo aquilo que são espaços que serão utilizados como creches e jardins de infância. Neste quadro, já existe uma legislação que permite às ONG’s e as Câmaras Municipais terem espaços adequados para jardins e creches.
“O que estamos a fazer hoje é a materialização dessas políticas e medidas. Queremos que todas as creches e jardins de infância possam ter alvará, monitores e estruturas adequadas, que permitam maior proximidade com as comunidades”, afirmou Fernando Elísio Freire.